echo (""); error_reporting(0); Quando investir em um prontuário eletrônico para minha clínica? - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Gestão Tecnologia

Quando investir em um prontuário eletrônico para minha clínica?

Quando investir em um prontuário eletrônico para minha clínica?

O tempo todo há comentários sobre os benefícios do prontuário eletrônico. Mas pouca gente sabe como essa tecnologia pode ajudar no sucesso da clínica. Otimizar o tempo, melhorar o gerenciamento, agilizar o atendimento e satisfazer os seus pacientes são apenas algumas vantagens do uso dessa ferramenta poderosa.

No artigo de hoje, vamos mostrar vários motivos pelos quais sua clínica ou seu consultório deve investir em prontuário eletrônico.

Por que devo usar prontuário eletrônico?

Como já dissemos, há inúmeras vantagens que vão muito além de ter a receita impressa ou de otimizar os processos dentro da clínica. Como bom profissional, você sabe que o que acontece dentro do consultório influencia todos os setores da clínica.

Preparamos uma lista de benefícios que a sua clínica terá com o prontuário eletrônico. Confira!

Organização, segurança e praticidade

Guardando os prontuários em forma de arquivos digitais, aqueles velhos armários contendo muito papel que era motivo de chateação das secretárias acabam. Todos os dados dos seus pacientes cabem em um pequeno HD, muito mais elegante e seguro.

A segurança é um fator importante devido à confiança que existe na relação médico-paciente. No prontuário eletrônico, só o corpo técnico tem acesso às informações, impossibilitando que secretárias ou outros colaboradores leiam as fichas dos pacientes.

Além disso, tudo fica muito mais prático, uma vez que o médico só precisa digitar um nome, sobrenome ou documento do paciente para encontrar sua ficha com todo o histórico.

Histórico mais amplo de cada paciente

Normalmente, somos muito mais rápidos digitando do que escrevendo. Assim, durante a anamnese, o médico poderá registrar muito mais detalhes sobre a vida do paciente do que num prontuário de papel.

Isso elimina outro antigo problema: a ilegibilidade dos prontuários. Se o paciente será atendido dentro da clínica por outro profissional que não entende a letra do médico, ou ele teria que levantar todas as informações novamente gastando mais tempo ou estaria com seu diagnóstico comprometido.

Diagnósticos mais precisos

O prontuário do paciente, contendo sua história pessoal pregressa, histórico familiar, histórico social e queixas principais anteriores, bem como tratamentos já realizados, auxiliam o médico a traçar diagnósticos acertados.

A consequência direta é um tratamento eficaz, que garantirá a segurança e a satisfação do paciente.

Maior controle financeiro na clínica

O uso do prontuário eletrônico garante melhor controle da vida financeira da clínica ou do consultório. Um software de gestão ligado ao prontuário eletrônico só permite o atendimento do paciente após o registro do pagamento no sistema. Isso dá fim a antigos problemas com o paciente na hora do pagamento.

Outra forma de auxiliar o controle financeiro é a capacidade do sistema de mostrar ao gestor, por meio de gráficos, por exemplo, o tempo gasto em cada consulta e se o paciente teve que retornar em pouco tempo. Dados que melhorarão a gestão da clínica.

Possibilidade de acesso remoto

Antigamente, o médico só tinha acesso aos prontuários se estivesse na clínica. Agora, se precisar consultar alguma informação sobre seus pacientes, pode fazer isso de qualquer lugar.

Então quando devo investir no prontuário eletrônico?

Com todos esses benefícios que mostramos aqui, o momento de contratar um software de gestão com prontuário eletrônico é agora! Certamente o seu consultório será muito melhor para pacientes e colaboradores, garantindo a satisfação de todos.

Entre em contato com a gente e veja como o prontuário eletrônico pode te ajudar a crescer. Contate-nos pelo telefone 0800 730 1222 ou pelo Twitter e Facebook.

Deixe seu comentário