echo (""); error_reporting(0); A obrigatoriedade do prontuário eletrônico no SUS. Entenda! - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Automação Tecnologia

A obrigatoriedade do prontuário eletrônico no SUS. Entenda!

prontuário eletrônico no SUS

O registro das informações clínicas e pessoais dos pacientes foi, durante muitos anos, feito em papel. Porém, hoje já existe o sistema de prontuário eletrônico, onde essas informações são arquivadas em meio digital para melhorar o atendimento dos pacientes.

Ele pode ser utilizado em clínicas particulares, mas no Sistema Único de Saúde (SUS) o prontuário eletrônico já se tornou obrigatório, sabia? Quer saber mais sobre essa obrigatoriedade e como esse sistema funciona? Confira!

Conheça o prontuário eletrônico

Atualmente o registro das informações clínicas de um paciente é feito principalmente em papel, o que dificulta a consulta dos dados e também o manuseio desse material. É um sistema ultrapassado e que está sendo substituído pelo prontuário eletrônico.

O prontuário eletrônico é um sistema que vem utilizar a tecnologia em favor dos profissionais de saúde e pacientes. Trata-se do registro das informações dos pacientes em um ambiente digital.

Esse sistema traz a vantagem de que pode ser integrado entre diversos médicos, hospitais, clínicas e outras unidades de saúde. Dessa forma, é facilitado o acesso remoto às informações.

Além de agilizar o atendimento e tratamento, o prontuário eletrônico anula a necessidade de se manter um arquivo em papel, o que gera economia financeira e de espaço físico.

Essa tecnologia começou a ser desenvolvida nos Estados Unidos na década de 1960, mas sua regulamentação aqui no Brasil aconteceu somente em 2002, com a definição das suas características gerais pelo Conselho Geral de Medicina na resolução nº 1.639/2002, revogada pela resolução nº 1.821/07.

Obrigatoriedade do prontuário eletrônico no SUS

No ano de 2011 o Ministério da Saúde criou o sistema de prontuário eletrônico para o SUS e toda a rede de atendimento passou a ter a obrigatoriedade de aderir ao sistema.

Entretanto, até o mês de novembro de 2016 apenas 35% das cidades brasileiras haviam aderido ao sistema. O Ministério da Saúde estabeleceu o prazo até o dia 10 de dezembro de 2016 para que os municípios apresentassem uma justificativa de por que a adesão não foi feita.

Como ela não é optativa, os municípios que perdessem o prazo para entrega da documentação sofreriam uma penalização. Essa foi a suspensão de parte do repasse de recursos Federais para a Atenção Básica.

Mas nem a penalização, nem a justificativa, redimem o município da necessidade de aderir ao sistema. O prontuário eletrônico é uma importante ferramenta para garantir um atendimento mais humano, de qualidade e com menores chances de erros médicos.

Desvantagens em não aderir ao sistema

Tanto para o sistema público como privado de atendimento de saúde, o prontuário eletrônico é um recurso indispensável atualmente. A alta demanda de pacientes provoca a necessidade de um sistema mais moderno de registro de prontuários que favoreça a organização dos dados e informações.

Para instituições vinculadas ao SUS, a não adesão acarreta, principalmente, a desvantagem da redução de verbas oferecidas pelo governo. Porém, essas instituições são prejudicadas em outros aspectos que atingem também a rede privada de atendimento. Veja os principais problemas:

Extravio

Prontuários em papel podem extraviar com facilidade porque se tratam de um recurso físico manuseado por diversas pessoas.

Quebra de sigilo

As informações ficam expostas para quem conseguir acesso ao prontuário. Vale lembrar que a quebra de sigilo vai contra a ética médica.

Corrosão pelo tempo

A ação do tempo sobre o papel é inevitável. Nesse caso, as informações são permanentemente perdidas. Somado a isso há o risco de incêndios, inundações e vandalismo, que podem comprometer a integridade dos prontuários e prejudicar o tratamento dos pacientes.

Demora no atendimento

Localizar o prontuário de papel é demorado e a falta de organização prejudica ainda mais esse processo, o que provoca atrasos nas consultas.

Em resumo, o prontuário eletrônico é um sistema obrigatório no SUS para melhorar o atendimento desse sistema. Também deve ser implementado nas clínicas que desejam agilizar todo o seu processo, desde o agendamento de consultas até a organização das informações.

A Rensoftware pode ajudar no processo de implementação da tecnologia do prontuário eletrônico. Entre em contato com nossa equipe para encontrar a melhor solução para sua clínica!

Deixe seu comentário