echo (""); error_reporting(0); Porque eu devo investir prontuário eletrônico em meu consultório? - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Financeiro Gestão

Porque eu devo investir prontuário eletrônico em meu consultório?

Quem trabalha na área de saúde sabe como o atendimento de apenas um paciente pode gerar rapidamente uma pilha de papel: evoluções, pareceres, laudos de exames, descrição de procedimento, e por aí vai. Contudo, esse é um costume que em breve ficará no passado, com a incorporação crescente do prontuário eletrônico em clínicas, consultórios e hospitais.

Essa tecnologia vem facilitando a vida dos profissionais de saúde de forma prática e segura, além de resolver os problemas relacionados ao uso do prontuário de papel (ilegibilidade, perda de informações, falta de padronização, fragilidade do papel, etc).

O prontuário eletrônico traz com ele diversas vantagens, inclusive a de economia para o consultório. Vamos entender como.

O que é o prontuário eletrônico?

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é o modelo digitalizado e padronizado do prontuário médico. O prontuário eletrônico é também um repositório virtual de informações a respeito da saúde de um determinado paciente.

Ele oferece acesso prático a inúmeros dados, apoiando a tomada de decisões dos profissionais de saúde. A digitalização do prontuário de papel não é a mesma coisa que o prontuário eletrônico.

Como ele funciona?

Quando um novo paciente chega ao consultório, é criado seu prontuário eletrônico, que posteriormente será acessado por meio de seu nome ou documento. A partir daí, toda informação coletada daquele paciente é registrada no prontuário, inteiramente digital.

São armazenados registros de consultas, prescrições médicas, exames de imagem e laudos de exames. Dessa forma, todas as informações de um paciente ficam guardadas juntas e podem ser acessadas rapidamente quando necessárias.

É importante ressaltar que, para o uso do prontuário eletrônico, o médico precisa ter uma certificação digital, que valida as informações que são colocadas ali.

Como ele traz economia para o consultório?

O prontuário eletrônico traz economia para consultórios de forma direta e indireta.

Diretamente, ele é responsável por diminuir drasticamente o uso de papel e tinta no dia a dia do consultório. Além disso, como informações e documentos passam a ser armazenados virtualmente, não é mais preciso dispor de espaço físico para os prontuários. A sala antes utilizada como arquivo pode se transformar em um novo consultório ou sala de procedimentos.

Indiretamente, seu uso leva a agilidade nos processos e economia de tempo. Leva-se menos tempo entre a chegada do paciente e seu atendimento, e a própria consulta pode se tornar mais ágil.

Outra vantagem é a de maior controle das consultas e procedimentos realizados pelos pacientes, pois tudo estará registrado eletronicamente e poderá depois ser consultado para a gestão financeira do consultório.

Quais as outras vantagens do prontuário eletrônico?

Outros benefícios do prontuário eletrônico são:

  • maior segurança no armazenamento de informações;
  • diminuição na ocorrência de erros relacionados à ilegibilidade de prescrições e laudos de exames;
  • facilidade de comunicação entre os diferentes profissionais de saúde de um consultório ou clínica; entre outros.

A incorporação do prontuário eletrônico é uma importante ferramenta de otimização do trabalho em saúde. Um consultório tecnológico beneficia tanto os profissionais de saúde, na melhoria dos processos de trabalho, quanto os pacientes, que com certeza saem mais satisfeitos.

Agora que você entende melhor o que é o prontuário eletrônico e como ele pode trazer economia, já pode entrar em contato com a gente para ver a melhor opção para seu consultório. Basta acessar a nossa página!

Prontuário eletrônico

Prontuário eletrônico ou prontuário de papel: Qual usar?

Perda de dados

Perda de dados do cliente no consultório medico: como evitar?

Deixe seu comentário