fbpx
Financeiro

Financeiro: como saber o que entra e sai da minha clínica

O controle financeiro e toda a gestão do negócio são extremamente importantes. Por isso, é fundamental que os médicos sejam também bons empreendedores e saibam lidar com a clínica enquanto empresa.

Quando se trata da gestão financeira da clínica, é muito importante ter atenção a todos os detalhes, controlando todo o fluxo de caixa do estabelecimento. Para administrar e controlar as finanças de maneira efetiva, é fundamental saber todos os inputs e outputs do caixa, garantindo que sua clínica não enfrente nenhuma dificuldade.

Para te ajudar a cuidar melhor do seu negócio, confira algumas táticas de controle financeiro para saber exatamente o que entra e sai da sua clínica.

Administre todos os custos mensais

Para saber com exatidão quais são os ganhos e os custos da clínica, é fundamental colocar todas as informações “no papel”. Só é possível administrar um negócio quando se conhece as entradas e saídas. Esse controle pode ser feito de diversas formas: desde uma simples planilha de lançamentos até um sistema integrado de gestão.

A administração dos custos mensais da clínica, além de permitir que o médico ou o proprietário acompanhe o desempenho financeiro do negócio, também é permite que se faça um levantamento de prioridades e possíveis investimentos e melhorias.

Tenha disciplina e controle

Não adianta administrar todos os custos e acompanhar tudo o que entrou e saiu na clínica, e no próximo mês, parar de controlar tudo isso. Para se conhecer o fluxo de caixa do negócio, é necessário que o médico ou o proprietário tenha bastante disciplina, fazendo o controle de forma diária.

Lembre-se que para manter uma clínica não basta cuidar de pacientes e realizar diversos atendimentos. É preciso também controlar as despesas e conhecer todas as entradas. Somente assim é possível garantir o lucro mensal e anual do negócio.

Realize um planejamento financeiro

Para fazer um controle financeiro eficiente e conhecer os resultados da clínica, deve-se planejar o mês seguinte e preparar-se para ele. É aconselhado também que seja feito um planejamento financeiro anual, pois dessa forma, é possível prever quais serão as entradas e as saídas da clínica, além da quantidade de pacientes durante o ano.

O planejamento é a melhor forma de evitar surpresas e preparar-se para que as saídas ou os gastos nunca superem as entradas, garantindo sempre o lucro da sua clínica.

Utilize um software de gestão

É impossível fazer um trabalho de qualidade sem possuir as ferramentas adequadas. Quando tratamos de controle financeiro, não é diferente. A forma para se controlar todas as informações da clínica e todas as entradas e saídas é utilizando um software de gestão ou um programa de controle financeiro.

Um software de qualidade permite acompanhar todas as contas a receber e conhecer as que devem ser pagas. Além disso, pode-se também extrair relatórios, verificar históricos de tudo o que entrou ou saiu e diversas outras funções.

Resumindo: não se pode negligenciar nenhuma transação financeira da sua clínica. Jamais deixe informações soltas e sem controle, caso contrário, isso pode acabar prejudicando bastante os resultados e os lucros do seu negócio.

Agora que você sabe como conhecer e controlar tudo o que entra e o que sai da sua clínica, baixe este e-book e veja como utilizar melhor os recursos disponíveis no seu estabelecimento e potencializar seus ganhos!

Deixe seu comentário