echo (""); error_reporting(0); Administração de clínicas médicas: os 5 erros mais comuns - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Financeiro

Administração de clínicas médicas: os 5 erros mais comuns

Para manter uma clínica sempre bem organizada, é necessário que sejam tomadas algumas medidas administrativas. No entanto, nem sempre os gestores sabem quais são os detalhes que devem ser observados para que o fluxo de trabalho no consultório ocorra da melhor forma possível.

Para te ajudar com essas questões técnicas de administração de clínicas médicas, listamos, neste post, os 5 erros mais comuns cometidos pelos gestores. Confira!

1. Não fazer a gestão financeira corretamente

Para que a clínica dê lucro e consiga fazer o giro mensal sem deixar contas pendentes, é necessário que a gestão financeira seja feita da forma mais correta possível.

O fluxo de caixa, por exemplo, deve ser analisado diariamente para evitar “furos”. Outo cuidado que se deve ter é não misturar os gastos pessoais com os gastos do consultório.

2. Ter um atendimento ruim

De nada adianta os médicos de uma clínica serem bem capacitados e os recepcionistas ou as secretárias não atenderem os pacientes com cordialidade no momento do agendamento de consultas, por exemplo.

Por esse motivo, é importante que os gestores estejam sempre atentos à forma como os colaboradores da clínica tratam o paciente. Também é recomendado o treinamento e a atualização constante de todos os profissionais do estabelecimento.

3. Não utilizar um software de gestão

Vivemos em plena era da tecnologia, e quem não a utiliza acaba sendo passado para trás nesse mercado tão competitivo. Por esse motivo, as clínicas que não utilizam um software de gestão podem estar cometendo um grave erro, sem mesmo se dar conta disso.

Os softwares de gestão podem contribuir para diversos aspectos da clínica, como a marcação de consultas, o controle de entrada e saída dos funcionários, o fluxo de caixa, dentre tantos outros benefícios.

4. Não investir em ações de marketing

Engana-se quem pensa que uma clínica ou um consultório médico não deve investir em ações de marketing para aumentar a clientela. Afinal, assim como qualquer outro segmento, as pessoas precisam saber da existência do estabelecimento para procurar por ele quando for necessário — e não um concorrente.

As ações de marketing podem ser adaptadas de acordo com a realidade do seu negócio. Anúncios em jornais e emissoras de rádio locais podem funcionar bem em municípios menores do interior. Já em cidades maiores, podem ser exploradas outras ferramentas, como as redes sociais e o marketing de conteúdo.

5. Não cuidar bem do ambiente

As pessoas precisam se sentir bem na sua clínica e, por isso, cuidar do ambiente é fundamental. É necessário que a sala de espera e os consultórios estejam sempre limpos e perfumados, sejam decorados com móveis de qualidade e confortáveis para os pacientes.

Lembre-se que, por se tratar de um estabelecimento da área da saúde, as pessoas que o frequentam podem não estar bem e, por isso, um ambiente confortável faz toda a diferença.

Evitando esses erros básicos da administração de clínicas médicas você vai conseguir aumentar o seu número de pacientes e manter a qualidade do seu trabalho. Para continuar se aperfeiçoando, leia este outro artigo e conheça 5 motivos pelos quais clínicas médicas perdem pacientes.

Deixe seu comentário