echo (""); error_reporting(0); Capital de giro de clínica médica: saiba como administrá-lo - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Financeiro

Capital de giro de clínica médica: saiba como administrá-lo

A gestão do capital de giro é um desafio até mesmo para grandes empresas. Em se tratando de empreendedores de clínicas médicas, a situação se agrava um pouco mais, porque esse é um tema ainda mal assimilado por muitos.

Responsabilizando a má administração financeira por tais números, estatísticas evidenciam que, aproximadamente, 60% das pequenas e médias empresas não permanecem no mercado no seu segundo ano de funcionamento.

E para uma adequada administração do capital de giro de clínica médica — ou seja qual for o empreendimento —, é essencial que se invista em controles, para que, assim, se saiba de fato qual é a realidade financeira do negócio.

Mas não se preocupe! Os tópicos seguintes irão esclarecer como exercer, de maneira correta, a administração do capital de giro da sua clínica médica! Confira!

Saiba o que é capital de giro

Para que se possa administrar um capital de giro de clínica médica, é necessário, antes de mais nada, entender do que se trata.

Pois bem, pode-se entender o capital de giro como sendo todo o dinheiro (em moeda) de uma organização, somando os seus produtos e também as contas a receber.

Esclarecida a definição, confira algumas estratégias para melhor administrar o capital de giro de clínica médica:

Tenha cautela com financiamentos bancários

Ainda que a estratégia de uma clínica possa, por ventura, ser a de recorrer a financiamentos bancários para “inflar” seu capital de giro, é bom que se tenha em mente que isso sempre incorrerá em custos. Ou seja, o mais recomendado é fazer uso empréstimos apenas para comprar mercadorias à vista — como, por exemplo, equipamentos, instrumentos, medicamentos, etc.

Lembrando que o erro em se valer dos empréstimos bancários é quando o dinheiro é usado para quitar dívidas.

Faça uma gestão de custos dos serviços

Como todos sabem, o lucro é obtido por meio da prestação dos serviços médicos. Contudo, todo serviço prestado tem um custo associado. Por exemplo: o pagamento da secretária, a mensalidade de um software, os medicamentos administrados, etc. Quer dizer, todos os custos atrelados à prestação dos serviços devem entrar no cálculo para que não haja surpresas no fim do mês.

Administre o dinheiro em caixa

Para fazer render o dinheiro disponível em caixa — dando a ele o melhor uso possível —, o ideal é uma planejar compras à vista. Dessa maneira, paga-se um valor mais atrativo pela mercadoria, o estoque aumenta e, consequentemente, os lucros também.

Não restrinja as opções de contas a receber

Nos dias atuais, estabelecer uma política de vendas somente à vista é totalmente inviável. Quer dizer, isso afastaria muitos pacientes que gostariam de parcelar os procedimentos, o valor das consultas, etc. E é exatamente por esse motivo que se deve atentar para os pagamentos provisionados. Não ter um bom controle das contas a receber pode desequilibrar muito a clínica, caso esta deixe de cumprir compromissos com fornecedores, por exemplo.

Saber administrar corretamente todo o ciclo do capital de giro de clínica médica não difere muito dos demais negócios, e é uma competência valiosa para o empreendimento.

Agora que já sabe como administrar, da melhor maneira, o capital de giro da sua clínica médica, veja como elaborar um fluxo de caixa! Com essa ferramenta de gestão, seu negócio esbanjará resultados cada vez melhores!

Deixe seu comentário