echo (""); error_reporting(0); 6 dicas para organizar a contabilidade de sua clínica médica - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Financeiro

6 dicas para organizar a contabilidade de sua clínica médica

Uma boa contabilidade está muito além de uma boa planilha de gestão: é uma área essencial, que diz muito sobre a saúde financeira da empresa. Fato é que não estabelecer uma organização contábil adequada, negligenciando os mecanismos de controle pertinentes, compromete todos os processos de gerenciamento, encaminhando a empresa à falência.

E por se tratar de uma atividade burocrática, é comum que tanto os pequenos empresários como gestores de grandes negócios não gostem de realizá-la. De todo modo, se a intenção é o sucesso, é essencial dedicar esforços na contabilidade.

Mas não se preocupe! Com as dicas abaixo, você saberá exatamente como promover uma gestão assertiva quanto à contabilidade de sua clínica médica. Confira!

Contrate uma empresa de contabilidade

Não há como escapar dessa necessidade, principalmente se você não sabe nada sobre contabilidade.

Um profissional com a devida formação na área, além de se responsabilizar pelas tarefas rotineiras da contabilidade, poderá prestar suporte quanto a possíveis erros que estejam sendo cometidos na gestão contábil da clínica.

Saiba distinguir as contas da clínica das contas pessoais

Não é por acaso que quando uma empresa é aberta, ela passa a ser conceituada como pessoa jurídica. Isso significa que, a partir desse momento, haverá uma pessoa física dotada de responsabilidades financeiras, bem como uma jurídica também com compromissos financeiros. Por essa razão, é tão importante saber organizar as contas, de forma que uma não faça uso dos recursos da outra, sem que se saiba exatamente qual foi a destinação do capital.

Realize análises regulares

Os controles e análises periódicas não devem ser ignorados. É preciso estudar os dados contábeis ao menos uma vez por mês. Esse padrão de comportamento viabiliza a correção de um desvio, caso seja detectado a tempo, e facilita a organização da contabilidade de sua clínica médica.

Faça o lançamento de tudo

Caso seja necessário utilizar algum recurso do caixa da empresa, deve-se registrar essa retirada junto à contabilidade e descontar do pró-labore ao término do mês. É um procedimento muito simples, que evita defasagens e mal entendidos no momento de analisar a gestão contábil. É claro, essa retirada deve ser considerada com uma espécie de empréstimo, sendo realizada apenas em último caso.

Arquive os documentos da empresa

Mesmo que seja necessário enviar todas as informações da clínica para o desenvolvimento dos trabalhos no escritório de contabilidade, eles também devem ser mantidos em arquivos no escritório do consultório. Quer dizer, todos os extratos bancários, contratos, notas fiscais, todo a documentação que diz respeito à contabilidade da empresa devem ter uma cópia.

Utilize serviços automatizados

Não há como fugir dessa realidade: usar softwares de gestão é essencial, afinal, a tecnologia surgiu exatamente como uma ferramenta facilitadora, reduzindo erros e custos.

Até porque, nos dias de hoje, há uma infinidade de soluções que prestam o devido suporte nas mais diferentes necessidades contábeis, desde o gerenciamento do pagamento de salários aos colaboradores até a emissão de boletos e recebimento de faturas.

Além dos ganhos que a automatização proporciona na comunicação entre a empresa e o escritório de contabilidade, todos os processos de gestão contábil se tornam mais ágeis e confiáveis.

Como anda a contabilidade de sua clínica médica? Gostaria de compartilhar alguma outra dica? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário