Atualmente, para se ter uma clínica ou consultório de sucesso, não basta somente possuir uma boa formação, se manter atualizado ou esbanjar habilidade no trato com o paciente. Assim como nas demais áreas, o profissional da saúde também deve ter noções básicas de gerenciamento, conseguindo, assim, prestar serviços com qualidade, conquistar a fidelidade dos pacientes e aumentar a sua lucratividade.
Quer dizer, seja para atingir novos clientes ou para fidelizar os clientes ativos, é preciso sempre melhorar a gestão da sua clínica. Mas não há razões para alarde! Para te ajudar na implementação dessas ideias, organizamos 6 dicas importantes sobre o assunto. Confira!
Planeje antes de tudo
Melhorar a gestão da sua clínica não é um processo simples, pois não requer apenas uma ação, mas vários passos. É por isso que deve-se começar com um planejamento, estudando como as melhorias podem ser viabilizadas, em quanto tempo serão implementadas e quais os indicadores que vão validar a melhoria.
Resumindo: as ações devem ser planejadas antes de serem colocadas em prática. Tendo esse cuidado, é possível chegar a uma gestão muito mais eficiente.
Invista em marketing
Não há como fugir dessa realidade. As mídias sociais estão cada dia mais presentes no cotidiano das pessoas, e, a um um custo baixíssimo, podem se transformar em uma eficiente ferramenta de marketing.
Mas antes de sair “atirando para todos os lados”, é preciso ter em mente qual é a melhor rede social para atingir os seus clientes. Assim que essas questões estiverem bem definidas, é o momento de interagir com os potenciais pacientes — mas não é suficiente criar um perfil e sair publicando sobre diferentes assuntos. Um certo tempo deve ser dedicado para analisar temas que possam interessar o seu público-alvo.
É importante estabelecer um cronograma de postagens e se manter atento às interações que ocorrem no perfil da rede social.
Finalmente, deve-se tomar cuidado para não adotar um tom demasiadamente comercial nas mensagens, pois essa é uma postura inadequada na área de saúde. Ou seja, as mensagens devem ser, sobretudo, informativas, evitando uma linguagem sensacionalista ou informações errôneas.
Utilize um sistema de gestão
Não há como fugir: a utilização de prontuários em papel já está ultrapassada. As soluções de prontuário médico eletrônico conquistaram completamente o mercado da saúde, não somente pela praticidade na hora de registrar informações, mas também pela capacidade de preservar uma grande quantidade de dados e assegurar a confiabilidade dos registros.
Enfim, se o médico deseja tornar seu trabalho mais dinâmico, fácil e seguro, deve se valer do prontuário eletrônico, uma importante ferramenta de trabalho.
Mantenha-se conectado
Não ajuda muito ter um sistema de prontuário eletrônico sem que seja possível acessá-lo de qualquer lugar. Por isso, explore ao máximo esses recursos. Essa é uma excelente forma de manter o controle da clínica, mesmo à distância.
Mantenha a agenda organizada e atualizada
Assim como o prontuário, a agenda é um importante ativo organizacional da clínica. E para mantê-la organizada, garantido o comparecimento dos seus pacientes, conte com o auxílio de uma boa secretária e, é claro, com uma ferramenta de controle para prevenir-se das falhas comuns das agendas de papel.
Invista em humanização de atendimento
Finalmente, investir na humanização do atendimento é um grande diferencial competitivo. Já nas primeira interações, um atendimento personalizado, de qualidade e esclarecimento completo das dúvidas cativa e conquista qualquer paciente.
Mas isso só é possível com o engajamento de toda a equipe, por meio da criação de um bom relacionamento interpessoal, dedicando atenção ao que os pacientes têm a dizer, e demonstrando empatia.
Sem dúvida, com a adoção dessas dicas, será possível melhorar a gestão da sua clínica.
Você já faz uso de alguma dessas estratégias? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências!