echo (""); error_reporting(0); 5 erros fatais na hora de fazer o fluxo de caixa da sua clínica - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Financeiro

5 erros fatais na hora de fazer o fluxo de caixa da sua clínica

fluxo de caixa

Ser empreendedor pode ser o sonho de muitas pessoas, mas não basta somente fazer o negócio funcionar. A gestão de fluxo de caixa precisa ser criteriosamente considerada para que a empresa não somente se mantenha, mas também prospere. Para isso, estar a par das finanças é fundamental para entender como seu empreendimento está caminhando e o que pode ser feito para melhorá-lo.

Você está tendo dificuldade em administrar o lado financeiro do seu negócio? Veja abaixo alguns erros de fluxo de caixa comumente cometidos e saiba como evitá-los!

Cadastrar informações imprecisas no controle financeiro

A inconsistência de informações causa transtornos no fechamento do caixa, e isso talvez não esteja diretamente relacionado com a quantidade dessas informações que são lançadas.

É importante que todos os elementos estejam descritos de maneira a facilitar o entendimento. Quanto mais detalhados os dados, menos problemas você vai ter para decifrar alguma anotação feita há algum tempo. Contabilize tudo: desde gastos com material de escritório até a compra de equipamentos e manutenções.

Muitas vezes os valores gastos com pequenos reparos e lanches, por exemplo, pode ser considerável e fazer com que as contas não fechem.

Não manter o fluxo de caixa atualizado

Assim como manter a organização do que está sendo lançado, é imprescindível também sustentar uma rotina diária desses lançamentos. É frequente que somente no fechamento do mês haja a preocupação com o montante que entrou e saiu, e esse erro deve ser abolido para que nada passe despercebido.

Todos os dias há movimentação financeira na empresa, portanto, é com essa periodicidade que os registros devem ser realizados.

Computar valores que ainda não foram recebidos

Às vezes acontece de algum recebimento ser lançado como faturado, sem de fato o dinheiro ter entrado. Isso pode ocorrer quando um produto ou serviço foi vendido, entretanto o pagamento não foi efetuado à vista. Se for esse o caso, mesmo se o negócio foi realizado hoje, somente deve constar como entrada no caixa quando o pagamento for realizado.

Caso contrário, haverá desorganização das finanças, uma vez que poderá ser gasta uma quantia que ainda não está disponível, fazendo com que exista divergências de recursos, podendo acarretar endividamento.

Deixar de criar categorias para os lançamentos do caixa

Como já citado, é vital para a empresa que todos os valores gastos e recebidos sejam devidamente listados, mas o controle do fluxo de caixa ficará mais preciso se todos os itens forem categorizados. Assim, cada valor que entra ou sai deve fazer parte de um grupo específico. Despesas como aluguel, IPTU e contas de água e luz, podem ser classificadas na categoria “imóvel”, por exemplo, enquanto salários e benefícios podem ser classificados na categoria “funcionários”.

Desse modo, os dados vão fornecer informações importantes para gerir, principalmente no médio e no longo prazo, quais são as maiores demandas e detectar melhores possibilidades de rendimentos.

Não antecipar situações de risco

Uma boa dose de otimismo é essencial e faz muito bem ao negócio, mas é necessário ser realista. Por mais detalhados que forem os dados lançados, prever sazonalidades e outros gastos variáveis faz com que atitudes corretas sejam tomadas, evitando grandes surpresas que comprometam o progresso e o desempenho do empreendimento

Como visto, gerir um negócio não é uma tarefa fácil, e por vezes pode ocasionar um descontrole financeiro. Portanto, quanto menores forem os erros de fluxo de caixa, melhores serão as perspectivas para a sua empresa e mais otimizada será sua gestão. Para executar de maneira descomplicada essa tarefa, clique aqui e descubra como um software pode auxiliar no fluxo de caixa de uma clínica!

Deixe seu comentário