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6 motivos para fidelizar os pacientes do seu consultório

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Em uma época de muitas opções e grande concorrência na área de saúde, os pacientes buscam consultórios e profissionais que ofereçam bom atendimento e que se preocupem com seu bem-estar. Nesse contexto, os gestores devem desenvolver estratégias para fidelizar os pacientes no consultório e manter um bom fluxo de atendimento com qualidade.

A fidelização de pacientes exige conhecimentos da área de marketing e relacionamento, e, se feita de forma efetiva, pode garantir o crescimento e sucesso do consultório. Por isso, listamos alguns motivos para fidelizar paciente no consultório. Acompanhe!

1. Maior conhecimento sobre os pacientes

Fidelizar um paciente significa que ele retornará mais vezes ao consultório para consultas, retornos ou realização de procedimentos. Esse contato mais constante permite que o profissional de saúde e a equipe do consultório conheçam mais o paciente e entendam a forma como melhor atendê-lo.

Com a fidelização, identifica-se os tipos de procedimento que o paciente procura e a faixa de preço adequada. Esses conhecimentos são a base para o aprimoramento e individualização do atendimento no consultório.

2. Feedback para o consultório

Os profissionais de saúde e pacientes frequentes desenvolvem uma relação de confiança ao longo dos atendimentos e tratamentos. Esses pacientes se sentem confortáveis para falar sobre sua experiência no consultório e dar dicas para a melhoria do atendimento.

Além disso, é possível contabilizar quais são os procedimentos e tratamentos mais procurados pelos pacientes e focar o investimento neles.

3. Pós-venda efetivo

A pós-venda é a etapa que se inicia após a aquisição de um produto ou serviço. Por exemplo, o momento após um paciente adquirir um tratamento de clareamento dental em um consultório odontológico. Consultórios que buscam fidelizar os pacientes focam na relação pós-compra com o paciente, por meio de envio de conteúdo relevante para o e-mail, lembretes de consultas, entre outros.

O conhecimento mais aprofundado de pacientes fidelizados ajuda na realização de estratégias de pós-venda efetivas e de qualidade, e que aumentam a satisfação do paciente.

4. Engajamento do paciente

A propaganda boca a boca ainda é um componente forte no marketing de profissionais de saúde. Pacientes satisfeitos e fidelizados indicam o consultório para amigos e familiares, que também terão maior chance de se fidelizarem ao consultório. Eles também podem compartilhar suas boas experiência em redes sociais, o que aumenta a visibilidade do consultório.

5. Economia de custos

O custo de aquisição de um novo paciente para o consultório pode ser até 7 vezes mais alto que o de manutenção de um paciente fidelizado. Além disso, pacientes novos podem trocar de profissional de saúde a qualquer momento, enquanto os pacientes fidelizados costumam manter-se fiéis ao consultório.

Por isso, vale a pena investir em programas de fidelização, que ajudam também a aumentar o faturamento do consultório.

6. Agenda cheia

A fidelização de pacientes garante aumento no fluxo de atendimento durante a semana, o que traz melhor retorno financeiro e maior reconhecimento do trabalho dos profissionais de saúde. É preciso manter as estratégias de fidelização, para que os mesmos pacientes continuem frequentando o consultório e trazendo novos.

Fidelizar paciente do consultório é torná-lo fiel e garantir sua satisfação a cada atendimento, e não apenas fazer com que ele retorne ao consultório.

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