Já ouviu falar no marketing de defensores? Ele tem sido uma eficiente estratégia utilizada por empresas para melhorar resultados. É o marketing com foco em pessoas que promovem uma imagem positiva de seu consultório.
Provavelmente, você já confiou na indicação de um amigo para efetuar uma compra, certo? E você está longe de ser o único a fazer isso. Uma pesquisa do Ibope/Nielsen revelou que 92% das pessoas têm confiança na indicação de familiares e conhecidos para a compra de produtos e serviços.
A partir da estratégias de marketing de defensores, você vai investir nessas pessoas que promovem seu consultório e seus serviços, ao indicá-los a amigos e elogiá-los nas redes sociais.
Esses pacientes que advogam a favor de seu consultório são considerados seus defensores. E essa estratégia de marketing é voltada para transformar pacientes em defensores, além de incentivar quem já é defensor.
Por que investir no marketing de defensores?
Um bom investimento e planejamento de marketing de defensores só trará bons resultados para seu consultório, como a fidelização de pacientes. Para que você não tenha dúvidas, abaixo, vamos listar as principais vantagens dessa estratégia de marketing:
- Melhores leads: os defensores tem uma boa capacidade de criar leads mais qualificadas;
- Maior rentabilidade: um paciente que se torna defensor tende a frequentar muito mais seu consultório do que outros;
- Visibilidade positiva: os defensores costumam realizar reviews positivos sobre seus serviços;
- Maior alcance das redes sociais: sua presença digital fica muito mais relevante a partir da interação com os defensores.
Como funciona o marketing de defensores?
O primeiro passo para começar a implementar o marketing de defensores em seu consultório é identificar quem são essas pessoas. Ou seja, aqueles pacientes que gostaram tanto de seus serviços e da experiência com seu consultório que começam a divulgá-lo.
O desafio principal é fazer com que essa divulgação se dê também no meio digital, não só no boca a boca. Por isso, é importante conhecer bem o perfil de seus pacientes para planejar a melhor maneira de se comunicar com eles e estimulá-los a compartilhar conteúdos positivos e relevantes para seu consultório.
Mas, não se preocupe, vamos falar agora de alguns passos para você implementar um programa de defensores eficiente:
1. Escolha e conheça bem seus defensores
Fazer uma pesquisa sistematizada sobre o perfil de seus defensores e como eles interagem com seu consultório é indispensável para o sucesso dessa modalidade de marketing.
Para fazer isso, você pode realizar uma pesquisa diretamente com seus pacientes. Não é problema nenhum perguntá-los claramente o que eles mais gostam em sua clínica, o que eles veem como diferencial, dentre outros.
Outra coisa é acompanhar seus pacientes nas redes sociais, para entender como eles compartilham conteúdo e quais tipos de informação são compartilhados.
2. Construa campanhas para seus defensores
Seus defensores precisam se sentir valorizados. Afinal, eles ajudam a promover o seu consultório! Para isso, faça campanhas com benefícios exclusivos para eles. Você pode, por exemplo, criar uma promoção ou um concurso para quem compartilhar conteúdos em redes sociais e marcar amigos.
Esse tipo de estratégia, além de divulgar positivamente sua marca, acaba também envolvendo e engajando ainda mais seus defensores.
3. Monitore o seu programa
Criar indicadores para mensurar os resultados de seu programa de defensores é importante para manter ou repensar estratégias. Você pode verificar, por exemplo, se seus defensores estão se comportando da maneira como você espera e se, com isso, estão gerando leads.
Falando nisso, é possível mensurar também em que medida as leads geradas por seus defensores se convertem em pacientes.
E, então, pronto para investir em marketing de defensores para seu consultório? Se planejar com cuidado, com certeza, você verá bons resultados! Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar suas experiências, conta pra gente nos comentários.