echo (""); error_reporting(0); Confira as 5 dúvidas sobre prontuário eletrônico - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Automação Tecnologia

Confira as 5 dúvidas sobre prontuário eletrônico

prontuário eletrônico

Nos dias de hoje, muitos dizem que o uso do papel é algo do passado. Cada vez mais ele está sendo substituído pelo registro em meio digital, o que não é diferente na área de saúde, com a substituição crescente do prontuário de papel pelo prontuário eletrônico, em clínicas e hospitais.

Antigamente, os profissionais de saúde gastavam tempo e material ao terem que registrar todos os procedimentos, diagnósticos e consultas manualmente. Mas essa realidade está mudando. Acompanhe este post para tirar suas dúvidas sobre o prontuário eletrônico.

O que é o prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico é um sistema de prontuário médico padronizado e digital. Todas as informações antes contidas no prontuário de papel passam a ser armazenadas no meio digital (resultados de exames, evoluções de consultas, descrição de procedimentos, prescrição médica).

Como funciona?

Ao chegar em uma clínica ou hospital, é criado um prontuário eletrônico para o paciente, que posteriormente será acessado por meio do seu nome ou número do documento. Após sua criação, cada profissional de saúde que entrar em contato com o paciente registrará suas atividades no prontuário, de forma que todas suas informações ficam juntas.

Os profissionais de saúde que registram no prontuário eletrônico precisam utilizar uma certificação digital para assinar os prontuários. Essa certificação é o que identifica uma pessoa no meio digital.

No Brasil, é utilizado o certificado digital padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para que um documento eletrônico seja reconhecido.

Quais as vantagens do seu uso?

  • Segurança: o armazenamento digital das informações de saúde aumenta a segurança para o paciente, pois elas só podem ser acessadas pelos profissionais de saúde e não há risco de perda de “pedaços” do prontuário;
  • Agilidade: o prontuário eletrônico permite que todas as informações necessárias estejam armazenadas juntas e possam ser acessadas rapidamente. Além disso, é possível o seu uso por mais de um profissional de saúde ao mesmo tempo;
  • Economia: o uso do prontuário eletrônico traz economia para o estabelecimento de saúde pois diminui o uso de materiais (papel, tinta), não necessita de espaço físico para armazenamento, diminui o tempo gasto com busca do prontuário físico;
  • Controle: como todos os procedimentos e consultas realizados com o paciente são registrados no mesmo lugar, há um maior controle financeiro e de fluxo de procedimentos.

Existem desvantagens?

O prontuário eletrônico em si não traz desvantagens, mas há alguns desafios na sua implementação e manutenção, para garantir que todas as vantagens possam ser alcançadas.

No primeiro momento, é necessário um investimento em hardware, software e treinamento para a equipe. É importante escolher um bom fornecedor, investir em treinamentos de atualização e levar em consideração o suporte e manutenção necessários ao longo do tempo.

Quando investir em um prontuário eletrônico?

Qualquer investimento em um estabelecimento de saúde requer uma análise antes de ser feito. No caso no prontuário eletrônico, é importante ressaltar que o armazenamento de informações de saúde no meio digital está crescendo e, em breve, será predominante e necessário no meio.

Antes de implantar o prontuário eletrônico, é importante se informar sobre os softwares em saúde e buscar o mais adequado para sua clínica. Lembre-se de que os sistemas de gestão de clínicas, que incluem o prontuário eletrônico, também auxiliam na organização da agenda, controle financeiro e outras questões de gestão.

Utilizar o prontuário eletrônico em sua clínica é um grande passo de incorporação benéfica da tecnologia na área de saúde. Seu uso melhora a qualidade de atendimento para o paciente e facilita o trabalho do profissional de saúde.

Agora que você entende melhor sobre o prontuário eletrônico como parte de um software, já pode entrar em contato com a gente para saber mais sobre nosso sistema de gestão de clínicas!

Deixe seu comentário