fbpx
Gestão

6 dicas de produtividade para sua clínica médica

Eficiência e eficácia devem sempre andar de mãos dadas para que você tenha melhores resultados na sua clínica médica. Dentre as formas mais utilizadas para atingir níveis de excelência ótimos, o aumento da produtividade da equipe tem sido uma das mais buscadas, já que impacta em vários níveis dentro de qualquer empresa.

Por essa razão, no post de hoje, reunimos uma série de dicas de produtividade para que a sua clínica médica possa se destacar no mercado tanto na eficiência quanto na eficácia do atendimento. Confira:

Layout da clínica

Começando pelo básico, você deve avaliar como as pessoas se deslocam em sua clínica. A recepção está bem localizada, os consultórios estão bem sinalizados, há móveis que atrapalham a passagem das pessoas?

Preze sempre por um layout clean, sem muitas barreiras para que as pessoas possam circular. Tenha móveis ergonômicos para que as pessoas trabalhem com conforto, evitando paradas sistemáticas para descansar da má postura.

Fluxo de informações

Comunicação ágil e assertiva deve ser uma prioridade na sua clínica se você quiser aumentar a produtividade. Facilitar que a informação chegue aos setores com o máximo de detalhes possível para que não haja má interpretação e não tardar a repassar informações importantes, como o prontuário de um paciente para o médico, são algumas das medidas que devem ser tomadas.

Para tanto, invista em chats internos, intranet e um bom sistema de gestão para clínicas, que favoreça que esse fluxo de informações seja automático. Além de dar agilidade à transmissão de informações, você poupará os gastos com linhas telefônicas e funcionários se deslocando sem necessidade.

Padronização de processos

Outra das dicas de produtividade que não poderíamos deixar de mencionar é com relação à padronização de processos. Quando você tem processos estabelecidos, as pessoas criam hábitos e, com isso, fazem as coisas com mais agilidade e melhor. Mais uma vantagem que pode ser observada com a padronização de processos é que não importa quem esteja fazendo, o processo será sempre o mesmo, o que contribui para manter os níveis de qualidade da sua clínica.

Treinamento da equipe

Produtividade está totalmente relacionada ao conhecimento que sua equipe tem sobre seus afazeres. Pessoas capacitadas tomam a iniciativa, não esperam ser mandadas; elas sabem o que devem fazer, quando e por que; estão preparadas para enfrentar situações de conflito; são mais eficazes e compreendem seu papel para os resultados da clínica.

Nesse sentido, o que você deve fazer é manter sua equipe sempre bem treinada, tanto nos aspectos técnicos do trabalho quanto nos aspectos comportamentais, como o atendimento. Lidar com pessoas é algo sensível, por isso a empatia deve ser exercitada sempre.

Gestão do estoque

Eis um ponto fraco das clínicas médicas: a gestão de estoques. Estoque é dinheiro revertido em insumos para o trabalho, por isso deve ser gerido com eficiência. Além do fator financeiro, a gestão de estoque também é importante porque impacta na agilidade do atendimento da sua clínica.

Se um enfermeiro demora 30 minutos para encontrar um material para curativo, você presta um mal atendimento, faz com que a fila de pacientes cresça, compromete o tempo dos seus profissionais e acaba perdendo credibilidade.

Gerir bem um estoque não é só tê-lo sempre cheio, mas disponibilizar os materiais de forma que eles sejam facilmente encontrados, o que aumenta a produtividade da sua equipe e favorece a organização do seu ambiente de trabalho.

Automatização de processos

Um tema que não poderia ficar fora das nossas dicas de produtividade para sua clínica médica é a automação de processos. Informatizar sua clínica, desde o agendamento de consultas e exames até o acesso a prontuários eletrônicos, é fundamental para que você tenha uma equipe mais produtiva, pois isso impactará nos outros fatores que acabamos de destacar.

Ao investir em um sistema de gestão para clínicas, por exemplo, você terá:

  • processos padronizados;
  • fluxo de informação ágil;
  • e gestão de estoque perfeita.

Além, é claro, de ter o financeiro integrado a todos os outros setores, a gestão de pessoas funcionando de maneira alinhada, a contabilidade recebendo informações em tempo real e uma série de outros benefícios.

Dicas de produtividade você já tem. Agora quer saber por onde começar? Comece pela implementação da gestão por processos!

Deixe seu comentário