echo (""); error_reporting(0); Por que devo usar um prontuário eletrônico em meu consultório? - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Tecnologia

Por que devo usar um prontuário eletrônico em meu consultório?

É comum que pacientes frequentem o mesmo médico por anos, o que cria um histórico de informações bastante extenso. Em alguns casos, pode ser preciso um caderno para apenas um único paciente. Pensando então na quantidades de paciente de um único médico, seria necessário um arquivo enorme para conseguir guardar tantas anotações.

É justamente por isso que o prontuário eletrônico tem sido adotado por muitos médicos, que desejam agilizar a consulta ao histórico do paciente automatizando alguns processos. A boa notícia é que existem softwares médicos especializados que ajudam nesse processo e podem disponibilizar as informações com muita mais facilidade.

Continue lendo e veja alguns motivos para adotar o prontuário eletrônico em sua clínica:

Rapidez para localizar as informações

Ao receber um paciente no consultório, o médico precisará verificar o histórico dele e se atentar às informações mais importantes. Quando se tem um prontuário eletrônico, não é preciso buscar essa informação em um arquivo em folhas de papel. Basta digitar o nome do paciente para ter acesso a elas direto no computador.

Possibilidade de personalizar o prontuário eletrônico

Muitos softwares de prontuário eletrônico permitem personalizar os prontuários eletrônicos, se adequando às necessidades de cada médico. É possível deixar um campo em destaque para alguma observação importante, selecionar os exames mais frequentes, ou mudar o documento de acordo com o que for melhor para você.

Ganho de tempo

Mesmo que não seja o médico que guarde e pegue os prontuários de papel, alguém precisa fazer isso; essa tarefa normalmente é da secretária. Porém, o tempo que se leva para fazer isso pode ser grande, sobrecarregando o profissional e fazendo com que ele deixe de ter um bom relacionamento com os pacientes, uma vez que está ocupado com outra tarefa.

Otimização de espaço

Um médico que atua há 10 anos na profissão precisará de um espaço bastante grande para guardar todos os prontuários; um que atua há 30 necessitará praticamente de uma sala inteira.

Se for tudo informatizado, não é preciso se preocupar com espaço físico e essa sala poderá ser usada realizar exames e outras atividades. Para quem pensa na memória do computador, a boa notícia é que é possível armazenar tudo em um servidor em nuvem, economizando ainda mais espaço até em seu computador.

Segurança das informações

O prontuário eletrônico não corre o risco de se perder ao misturar com outros, ou então de ir para o lixo por desatenção. Isso porque todas as informações são virtuais e, por mais que o computador apresente problemas, elas poderão ser acessadas de outro equipamento. Para garantir que sempre estarão ainda mais seguras, é possível também contar com serviços de backup.

Exigência de pouco conhecimento de informática

Não é preciso ser um expert para poder utilizar esse recuso. Os melhores softwares são de fácil utilização e o fornecedor do serviço orienta todos os envolvidos sobre a utilização correta. Assim, qualquer profissional que tenha conhecimentos básicos de informática conseguirá manusear o prontuário eletrônico.

Gostou dos bons motivos para usar prontuário eletrônico em seu consultório? Então se ainda resta dúvidas, veja esse texto que fala sobre usar prontuário eletrônico ou de papel e não tenha mais questionamentos sobre o assunto!

Deixe seu comentário