Você, alguma vez, já parou para pensar por que alguns pacientes simplesmente não voltam mais? Mesmo aqueles que já frequentavam o seu consultório a algum tempo desaparecem do nada? Neste post você vai ver 5 motivos pelos quais clínicas médicas perdem pacientes e como você pode, com alguns hábitos e organização, reverter essa situação. Acompanhe:
Mau atendimento dado pelas secretárias
Antes de qualquer coisa, um bom atendimento é essencial para o que o paciente volte à sua clínica. Ele deverá começar com sua secretaria ou equipe de colaboradores, que devem ser atenciosos e deverão tratar o paciente da forma mais respeitosa possível.
Falta de cuidado no atendimento do profissional de saúde
O profissional de saúde também deve ser gentil, atencioso e dedicado em seu atendimento. Isso é necessário não só para conquistar novos pacientes, mas para também manter os antigos. Lembre-se: se o paciente está ali, ele provavelmente já está passando por uma situação incômoda. Assim, é bastante comum que esteja fragilizado e precisando de atenção e dedicação durante o atendimento pelo profissional de saúde.
Desorganização do atendimento
Diversos erros e falhas na organização do atendimento podem levar um paciente a não voltar mais a uma clínica. Alguns deles são atrasos nas consultas, falta de avisos com pelo menos um dia de antecedência sobre a consulta e até mesmo consultas marcadas com profissionais equivocados, no caso daquelas clínicas em que trabalham vários profissionais da mesma área.
Para resolver isso, é preciso contar com soluções integradas e inteligentes que atualizam a agenda do profissional, enviam lembretes aos pacientes e têm mecanismos para criar diferentes tempos de atendimento, propiciando uma folga entre um atendimento e outro, o que irá gerar menos possibilidade de atraso.
Falta de um sistema de avisos
Como já foi possível notar, a falta de avisos de consulta pode ser um grande inimigo de sua clínica, já que a maior parte das faltas ocorre por esquecimento. Além disso, a ausência de um lembrete pode fazer com o que o paciente, em alguns casos, sinta que não há atenção da clínica em relação a ele.
Por isso, use softwares para clínicas completos e modernos, que permitam agendar o envio de e-mail ou de mensagem para o celular do paciente, avisando-o de sobre a consulta agendada.
Desorganização geral da clínica
Muitos pacientes acabam não voltando pela desorganização do escritório, com secretárias perdidas, prontuários bagunçados, desatualizados ou que, muitas vezes, simplesmente não são encontrados.
Aqui, mais uma vez, a tecnologia pode ser usada a favor de sua clínica. Você pode contar com soluções que permitam o registro e arquivamento de forma eletrônica das informações dos pacientes, permitindo sua organização e consultora de forma rápida e objetiva.
São muitos os motivos que fazem com que as clínicas médicas percam pacientes; desde o mal atendimento da equipe e do profissional da área de saúde até a desorganização do atendimento. Por isso, fique de olho nesses pontos e não deixe que sua clínica cometa esses erros. Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais assuntos da área e que poderão mudar a gestão da sua clínica!