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Atendimento

Serviços de saúde: 4 atitudes que irritam qualquer paciente

melhorar a recepção

A partir do momento que você conclui o curso de medicina e está pronto para abrir um consultório, você espera poder atender às expectativas e às necessidades dos seus pacientes, não é mesmo? Entretanto, certas atitudes nos serviços de saúde podem causar desconforto e muita irritação nos pacientes.

Portanto, para evitar a insatisfação, apresentaremos a você algumas ações que não devem ocorrer na sua clínica médica. Confira!

1. Tempo de espera

Não tem como negar que a maioria dos pacientes odeia esperar. E quando se fala em paciente, essa atitude é mais irritante ainda, uma vez que se tem uma necessidade de marcar horário específico, o que o leva a crer que será atendido na hora.

Porém, seja pelo atraso de profissionais, por pacientes ausentes, encaixes ou um atendimentos deficientes, o tempo de espera é prolongado.

Logo, recomenda-se que avise os pacientes sobre o tempo de espera e o motivo da demora. Propor a remarcação da consulta também é válido. O consultório médico deve ter por princípio que muitos pacientes faltam no trabalho ou têm um curto espaço de tempo para estar cuidando de sua saúde.

2. Atendimento presencial ruim

O ambiente de um consultório médico pode deixar um paciente mais nervoso e apreensivo. O que se espera é um atendimento de qualidade. Logo, o atendente precisa ser paciente, simpático, educado e muito prestativo. Em consultórios médicos, um atendimento ruim é capaz de espantar os pacientes e manchar a credibilidade da clínica.

Então, necessita-se fornecer um atendimento de qualidade, a fim de evitar que os pacientes passem por constrangimentos e desconfortos.

Entretanto, a falta de atenção ou descaso na recepção são erros que podem deixar o paciente mais irritado. Aliás, o mesmo vale para a ausência de contato visual. Já que estamos falando de uma clínica médica, sabemos quão fundamental é deixar o paciente seguro. E, ao não estabelecer contato visual, a falta de consideração fica mais evidente.

3. Desorganização nos ambientes

Em uma clínica médica é comum que tudo esteja no seu devido lugar: papéis, prontuários, fichas de identificação, flyers, agendas, etc. Manter o ambiente organizado ajuda a denotar a eficiência da equipe em trazer conforto para o paciente.

A desorganização pode ganhar destaque negativo na recepção por meio de outros aspectos como atendimento telefônico sem informações claras ao paciente, volume do som ambiente (rádio, TV, etc.) e até mesmo no volume do próprio toque de telefone, que pode estar muito alto e atrapalhar.

Quando se sabe o que deve ser mudado e organizado, a clínica fica mais aconchegante, mais intimista e satisfaz os pacientes.

4. Atendimento telefônico ineficiente

A questão do telefone é muito comum nos consultórios médicos. Se o paciente liga para marcar uma consulta, ele quer que seja rápido. A transferência de ligações, interferências externas de barulho ou até o descaso do atendente podem irritar muito os pacientes.

Aliás, o simples fato de perguntar, excessivamente, o nome do paciente por telefone, pode ser muito desconfortante. Sabe-se que a rotina dos call-centers é estressante, porém, propor um atendimento de qualidade é um aspecto importantíssimo nas clínicas médicas.

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