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Financeiro

ROI para clínicas: por que e como calcular

Toda empresa necessita de aporte financeiro para permanecer no mercado e se manter cada vez mais competitiva. E se tratando de uma clínica ou consultório, isso não é diferente. Além do capital de giro, aquele que financia a estrutura e materiais para a abertura do negócio, é preciso dimensionar os custos também com outras iniciativas, como ações de marketing, aquisição de software, etc.

Contudo, não se deve elaborar diferentes planos sem avaliar corretamente qual o retorno de cada esforço diante de seu orçamento, e é exatamente por isso que se usa o ROI. O conceito do ROI para clínicas é o mesmo que se usa nos demais empreendimentos e projetos — ou seja, nada mais é do que uma métrica que avalia o retorno do investimento.

Acompanha os tópicos seguintes e saiba mais!

Fórmula básica do ROI para clínicas

Em síntese, esse é o cálculo do ROI:

ROI = (Ganho obtido – Investimento Inicial) / Investimento Inicial

Ou seja, basta subtrair os ganhos obtidos pelo investimento inicial e dividir o valor obtido também pelo valor do investimento inicial.

Como “Investimento Inicial” devem ser considerados todos os gastos com equipamentos médicos, contratação de pessoas, ferramentas de gestão, decoração, etc. Isto é, para que o cálculo do ROI seja coerente em suas análises, o valor dimensionado como sendo o investimento inicial deve ser o mais completo possível, considerando todos os custos relevantes.

Outro ponto de atenção é a regularidade com a qual o indicador é calculado, ou seja, a periodicidade com que o ROI é revisto. Isso tem relação direta com o planejamento e estabelecimento de metas para o negócio.

Por essa razão, antes que o cálculo seja feito, determine em quanto tempo você espera o retorno de seus investimentos, e quais as metas estabeleceu para esse período. Dessa forma, você saberá com ainda mais precisão qual o retorno sobre os valores investidos.

Análise dos resultados

O valor resultante do cálculo pode ser analisado em forma de porcentagem. Para isso, basta multiplicar o resultado por 100. Por exemplo, digamos que o resultado da fórmula acima tenha sido equivalente a 3, logo, o retorno seria de 300%.

É importante lembrar ainda que alguns fatores externos também podem acabar influenciando os resultados do ROI, como ações de concorrentes diretos, por exemplo. Portanto, a mensuração dificilmente será precisa. É necessário conhecer o mercado para interpretar os números.

A importância do ROI para clínicas

Note que o cálculo do ROI é um dos mais relevantes na gestão financeira da clínica, afinal, avalia a situação antes que valores sejam comprometidos, bem como após o investimento ter sido realizado, garantindo a prevenção de prejuízos e o acompanhamento dos resultados.

Ao realizar o cálculo do ROI para clínicas e consultórios médicos, torna-se possível conhecer, na prática, se o negócio e as estratégias implementadas estão apresentando os resultados esperados. Resumindo, agregando esse indicador na gestão da clínica, os investimentos passam a ser assertivos.

Entendeu como funciona o ROI para clínicas e a sua importância para a gestão do negócio? Não deixe de assinar a nossa newsletter e se manter sempre atualizado!

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