Caso sua clínica organize as consultas dos pacientes em uma agenda de papel, registre os dados em prontuários físicos e preencha as guias de convênios e receituários à mão, está na hora de rever seus conceitos.
Atualmente, existem diversas soluções de software para gerenciamento de clínicas e consultórios médicos, contendo inúmeras funcionalidades que otimizam o agendamento e o atendimento de pacientes, o monitoramento do faturamento de convênios, a gestão de estoque e até mesmo o envio notificações aos pacientes.
Ou seja, devido aos avanços tecnológicos, é possível agendar, consultar e atualizar informações com poucos cliques. E todo médico que se preze deve se manter no compasso dessas modernidades, sob o prejuízo de ser deixado para trás pela concorrência.
Acompanhe os tópicos seguintes e entenda por que você deve automatizar o consultório médico!
1. Redução de custos e otimização do espaço
Ao automatizar o consultório médico, você ganhará tempo e irá poupar um bom dinheiro com formulários, impressões e demais materiais relacionados. Por meio de uma ferramenta eletrônica, os dados são lançados no sistema e ficam salvos em instantes, podendo também ser alterados sempre que necessário.
Além de minimizarem os gastos com documentos físicos, muito do espaço do consultório pode ser melhor aproveitado, dando lugar a uma decoração mais convidativa, maior liberdade de locomoção à secretária e aos pacientes, etc.
2. Gestão e interação on-line
Por intermédio das ferramentas de agendamento automatizado, é possível marcar consultas ou fazer cancelamentos pela internet, o que melhora muito a vida dos pacientes. Mas não é só isso: eles também podem ter acesso a todas as outras consultas já realizadas e, também, receber lembretes sobre a próxima consulta por e-mail, SMS e até correio de voz.
3. Acesso remoto às informações
Já no que diz respeito aos próprios médicos, um sistema automatizado aprimora o acesso à agenda, que pode ser feito a qualquer momento, de qualquer lugar que se esteja e por qualquer dispositivo conectado à internet. Isso auxilia na organização da agenda do próprio profissional de saúde.
4. Otimização do atendimento
Não só os médicos e os pacientes são beneficiados ao se automatizar o consultório médico, mas também os atendentes.
Uma boa solução torna possível oferecer um atendimento mais rápido e preciso aos pacientes, e ainda emitir relatórios de forma mais rápida e com informações confiáveis.
Por meio da ferramenta, sobra tempo para administrar as consultas confirmadas, as listas de espera, os cancelamentos e as solicitações de encaixe.
5. Menor incidência de retrabalho
Não importa qual seja o segmento, quando um software é implementado, os erros diminuem e os processos são otimizados.
Em um consultório médico não é diferente. Ferramentas diminuem a incidência de erros humanos nas tarefas cotidianas e agregam maior confiabilidade às informações.
As razões citadas acima não consistem em uma lista exaustiva dos benefícios que uma solução proporciona à organização de saúde e seus profissionais, e sim nas principais vantagens que podem ser observadas. Dito isso, perceba que você tem motivos mais que suficientes para automatizar o consultório médico!
Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!