echo (""); error_reporting(0); 3 benefícios financeiros do uso de um software de gestão - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Tecnologia

3 benefícios financeiros do uso de um software de gestão

Você de fato reconhece os benefícios financeiros do uso de um software de gestão desenvolvido especificamente para profissionais da área de saúde? Pois é a ênfase dada às reais necessidades operacionais de clínicas e consultórios médicos que propicia integrar um conjunto adequado de recursos para, efetivamente, ajudar esses estabelecimentos a alcançarem melhores resultados. Inclusive financeiros.

Ficou interessado no assunto? Então confira a nossa lista de 3 benefícios financeiros do uso de um software de gestão!

Rotinas de um software de gestão

São muitos os recursos que um sistema de gestão oferece. Assim, consequentemente, os benefícios também são diversos. No que se refere à administração financeira, vale destacar que essa sistematização facilita o controle, gerando benefícios a partir da realização de rotinas como:

Contas a pagar

Por que pagar juros de mora e multa por atraso em contas por perda do prazo de vencimento? Com o uso do sistema, esse risco acaba. As informações dos compromissos financeiros são lançadas antecipadamente em formulários digitais e ficam organizadas cronologicamente por datas de vencimento, podendo ser visualizadas por meio da emissão de relatórios de contas a pagar.

Contas a receber

Não receber nas datas previstas por falta de controle é tão ruim quanto não pagar nas datas devidas. Os recebíveis de convênios, pacientes ou qualquer outra forma de faturamento também ficam registrados. Assim, usando a mesma lógica das contas a pagar, as contas a receber são controladas por meio de relatórios do sistema.

A automatização da área financeira aplicada às rotinas de contas a pagar e de contas a receber propicia, ainda, a obtenção de um instrumento, que é a chave para a análise do desempenho do estabelecimento: o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa antecipa para o gestor se há previsão de recursos monetários para liquidar os compromissos assumidos, cruzando as informações lançadas dos módulos de contas a receber e de contas a pagar. Na verdade, esse instrumento é muito mais que um relatório operacional do desempenho financeiro. Ele é uma radiografia das estratégias comerciais do estabelecimento, a ferramenta que auxilia a tomada de decisões estratégicas e o feedback sobre o que está sendo empreendido com o esforço das ações de marketing.

Três benefícios financeiros do uso de um software de gestão

Assim, o uso de um software de gestão desenvolvido especificamente para clínicas e consultórios médicos traz em si mesmo, pelo menos, três importantes benefícios econômico-financeiros:

Redução de custos

Um sistema proporciona agilidade aos processos administrativos e diminui a necessidade de atribuir tarefas a pessoas. Com isso, o gestor pode avaliar, com maior segurança, o quanto reduzir custos por meio da diminuição do número de funcionários lotados no departamento impacta na qualidade e na excelência das atividades realizadas.

Otimização de recursos

Com a o uso do software e a aplicação dos controles apropriados, a administração do consultório impede a fuga de dinheiro, porque consegue evitar o desembolso de valores desnecessários ou o não crédito dos numerários esperados.

Algumas vezes, tais recursos nem são propriamente em moeda, pois o sistema também ajuda na economicidade do material de escritório, por reduzir a demanda por papel impresso.

Melhoraria na gestão dos indicadores de desempenho

Informações precisas são fundamentais para tomada de decisões estratégicas. Os relatórios financeiros, juntamente aos apontamentos das demais áreas (marketing, atendimento, produtividade e gestão), compõem uma perspectiva muito mais completa e concreta para análise do desempenho do estabelecimento.

Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe seu comentário