echo (""); error_reporting(0); 5 dicas para implementar um software novo em sua clínica - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Tecnologia

5 dicas para implementar um software novo em sua clínica

Dada a necessidade que as clínicas e consultórios médicos demandam por atenção e por cuidado às informações dos seus pacientes, a automação se mostra uma ferramenta essencial.

Quer dizer, a praticidade com a qual as informações podem ser atualizadas, apresentadas e organizadas influenciam não só na eficiência do trabalho organizacional, como também na qualidade do atendimento prestado e na satisfação do paciente.

Mas não basta escolher um sistema qualquer e mover esforços para a sua implementação. É preciso que existam alguns cuidados, bem como o devido planejamento antes que o novo sistema entre em operação.

De qualquer modo, saiba que essa tarefa não precisa ser penosa. Confira as dicas abaixo e aprenda como implementar um software novo na sua clínica de maneira bem sucedida!

Pesquise os fornecedores

A escolha da empresa desenvolvedora não deve ser feita aleatoriamente, sem os devidos critérios. Isso porque, além de buscar alternativas que estejam de acordo com os custos da clínica, é fundamental também considerar outros aspectos, tais como: o portfólio de clientes, os casos de sucesso, a disponibilidade de suporte e, sobretudo, a capacidade do fornecedor agregar, de fato, valor aos processos e à gestão do consultório.

Defina as funcionalidades necessárias

A única forma de verificar se os objetivos estão sendo compridos é por meio do estabelecimento de metas. Com marcos bem definidos, torna-se possível o acompanhamento da evolução do projeto.

Portanto, durante o planejamento, deve-se dar atenção à estruturação de objetivos mensuráveis, de forma clara e simples.

Estabeleça prioridade à implementação

Não há como fugir dessa realidade: para implantar um software novo é preciso dedicar tempo durante o planejamento e a execução do projeto. E para isso, é preciso que fique claro entre todos os envolvidos que a implementação é uma das prioridades na clínica.

Com esse status bem definido, as demandas conquistam o engajamento necessário para que sejam cumpridas no menor tempo possível e, sobretudo, com a atenção necessária.

Selecione bem as pessoas envolvidas

Ainda que força de vontade seja um ótimo atributo, não é suficiente para se alcançar a excelência ao implementar um software novo. Por isso, é importante contratar as pessoas certas, de acordo com a especialidades exigida e as competências.

Acompanhe os resultados

Ainda que o planejamento seja uma etapa indispensável, o monitoramento durante a execução das atividades também é essencial. Essa é a única forma de identificar problemas ou ofensores em potencial, criando, assim, planos de ações para intervir em tempo hábil.

Finalmente, o que todos devem ter em mente é que a tecnologia é uma grande aliada das empresas, tanto no que diz respeito às rotinas operacionais, quanto ao nível tático e gerencial.

Contudo, para que se possa usufruir dos benefícios das ferramentas, é necessário que todo o planejamento inicial seja muito bem estruturado e, posteriormente, que a execução daquilo que foi definido seja colocada em prática durante a implementação. Esse é o segredo do sucesso para se implementar um software novo.

E agora? Se sente preparado para implementar uma nova solução na sua clínica ou no seu consultório? Caso tenha qualquer dúvida ou dificuldade, deixe o seu comentário!

Deixe seu comentário