echo (""); error_reporting(0); Entenda como avaliar a produtividade da clínica ou consultório - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Gestão

Entenda como avaliar a produtividade da clínica ou consultório

Existem profissionais da área médica extremamente competentes e consultórios muito bem conceituados espalhados por todo o país. Por essa razão, aqueles que desejam se sobressair nessa área precisam oferecer um excelente trabalho e serviços diferenciados.

Uma forma de medir esse desempenho é por meio da avaliação da produtividade. Com ela, é possível levantar de maneira mais sólida quais são os pontos fortes, os pontos de atenção e, consequentemente, estudar iniciativas para a melhoria dos serviços.

Não importa se é uma policlínica, ou um consultório com apenas uma especialidade, medir o rendimento é muito importante. Quer saber como fazer isso? Então confira as dicas a seguir!

Softwares de gestão

Existe uma infinidade de soluções tecnológicas para as mais diferentes áreas, inclusive para as clínicas médicas. Além do benefício das métricas de gestão, os sistemas possibilitam que o consultório acesse e organize sua agenda, consulte as informações dos pacientes e contabilize os dados financeiros. Tudo de maneira simples e rápida, e em qualquer local ou horário, ainda mais se o sistema estiver na nuvem.

Na medida em que os processos são automatizados, a produtividade também tende aumentar. Isso porque as tarefas são realizadas de modo mais estruturado, proporcionando tomadas de decisão mais embasadas e assertivas. Além disso, os softwares geram relatórios que podem ser usados para consulta de informação ou arquivados para levantamento estatístico.

Satisfação dos pacientes com a clínica

Não basta saber como avaliar a produtividade: é essencial que esse desempenho esteja focado na satisfação do paciente. Conquistar a confiança e a simpatia dos clientes da sua clínica deve ser uma das prioridades e, para isso, é preciso monitorar esse nível de contentamento.

Para realizar essa avaliação, pode-se solicitar que as pessoas preencham formulários ou questionários avaliando o atendimento, localização e outros pontos importantes que o médico julgar necessários. É sempre bom receber o feedback do paciente e, é claro, promover melhorarias nas questões mais pertinentes; afinal, o que seria da clínica sem eles?

Uma ótima estratégia é investir na fidelização dos clientes. Os sistemas de gestão da clínica possibilitam que os profissionais da área médica desenvolvam um bom relacionamento com os pacientes e mantenham sempre contato, além de tornar mais simples as confirmações de consultas ou o envio de mensagens em dias de aniversários ou em outras datas comemorativas.

Tempo de espera dos pacientes

O tempo que os pacientes esperam antes de receber atendimento é essencial para avaliar a produtividade da clínica, inclusive porque isso influencia muito na satisfação das pessoas. O estabelecimento deve estruturar meios de contabilizar o tempo que o paciente leva para ser atendido, além de reduzir esse período. Assim o feedback tende a ser tornar cada vez mais positivo.

Saber como avaliar a produtividade da clínica é muito importante. Além de beneficiar o médico com informações mais consistentes sobre os trabalhos, isso também aumenta sua lucratividade, graças à melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados.

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