echo (""); error_reporting(0); 5 dicas para construir um ótimo relacionamento médico-paciente - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
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5 dicas para construir um ótimo relacionamento médico-paciente

Não dá pra negar: as relações entre médico e paciente, de uns anos para cá, têm ficado cada vez menos pessoais. Já não é mais comum contar com um médico de confiança da família; por outro lado, os médicos precisam encher suas agendas cada vez mais para fazer com que a clínica traga resultados financeiros.

Mesmo assim, o exercício da medicina exige intimidade e confiança, então o ideal é que esse relacionamento seja próximo, não distante. Por isso, hoje vamos dar 5 dicas de como construir ou melhorar este relacionamento. Confira!

Não se atrase

Qualquer tipo de compromisso, seja de trabalho ou recreativo, exige que se chegue na hora combinada. Nada irrita mais o paciente que um médico que não atende no horário marcado. É claro que imprevistos acontecem, mas se você quiser construir uma boa relação com seu paciente, faça o máximo possível para sempre ser pontual.

Ouça tudo o que seu paciente tem a dizer

Os pacientes querem ser ouvidos; por isso, o médico que corta o paciente no meio de sua descrição dos sintomas não é bem visto. Com as tecnologias de hoje, o processo de diagnostico ficou bem mais fácil e rápido, portanto permita que o tempo da consulta seja preenchido com as queixas do paciente. Ele se sentirá plenamente atendido e você terá a certeza de estar construindo um ótimo relacionamento médico-paciente.

Seja direto na prescrição

A menos que seja estudante de medicina, dificilmente o paciente entenderá ou sentirá necessidade de ouvir todo o diagnóstico e as prescrições detalhadamente. Por isso, explique de maneira clara e objetiva e ofereça mais detalhes conforme o paciente peça.

Respeite o paciente

É muito importante que o médico e toda a sua equipe construam um relacionamento estritamente baseado no respeito mútuo. Assim, trabalhe com a sua equipe para externar a cordialidade e o respeito desde a primeira visita.

Humanize o seu trabalho

Trate o paciente e sua equipe com a maior humanidade e humildade possível. Exija respeito, mas não necessariamente hierarquize o trabalho. Torne o processo todo mais próximo, mais íntimo e mais pessoal.

Uma boa relação pessoal com a equipe é vista com bons olhos pelos pacientes, que admiram a atitude e já entram na sala de espera um ótimo profissional que dá valor aos que o ajudam em sua tarefa.

Dê bastante atenção ao momento de marcação de consultas

Ninguém vai ao médico porque quer ou gosta, mas porque precisa. Por isso, a marcação de consultas é um momento-chave nessa relação. Por isso, esse contato deve ser o mais ágil possível e você e sua equipe devem agir com bastante cordialidade e empatia, principalmente se for a primeira consulta daquela pessoa. Assim, você consegue conquistar o paciente tanto pela sua equipe quanto por você, como profissional e pessoa.

Que tal? Gostou das dicas? Já as coloca em prática com frequência? Essas são dicas muito importantes, mas não as únicas; por isso, deixe seu comentário com outras que ajudam a construir um ótimo relacionamento médico-paciente!

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