echo (""); error_reporting(0); Os 5 passos para uma clínica médica de sucesso - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Financeiro

Os 5 passos para uma clínica médica de sucesso

Mesmo dominando todas as práticas da medicina, que podem ser muito complicadas para outras pessoas, uma capacidade pode falhar para médicos proprietários de clínicas: a de gerir seu próprio negócio.

Profissionais dessa área muitas vezes precisam recorrer a uma — mesmo imatura — veia empreendedora para desfrutar das vantagens de não trabalhar para outras empresas. Se arriscar em seu próprio negócio pode trazer certa insegurança no início, mas, seguindo alguns passos básicos, é possível ter muito sucesso com sua clínica médica. Acompanhe:

Fazer um planejamento

O planejamento estratégico é a única forma de garantir certo controle sobre o seu negócio. É preciso definir onde você quer chegar, quanto e como quer investir, se terá condições de esperar o tempo de retorno desse investimento ou se o rendimento mensal vai atender suas necessidades.

Para isso, conversar com profissionais que oferecem orientação é importante, assim como ir atrás daquele amigo médico que você admira e que já deu esse passo antes de você para tirar dúvidas e pedir conselhos.

Conhecer seu mercado antes de investir na clínica médica

É necessário fazer uma boa análise de mercado para não ver todo seu investimento indo por água abaixo por falta de adesão ao seu negócio. Saiba exatamente como funciona sua área de atuação, quais outros profissionais oferecem os mesmos serviços, qual é o perfil dos pacientes e o valor usualmente cobrado caso a consulta ou os procedimentos sejam particulares.

Nesse momento, você pode procurar a ajuda de empresas especializadas em analisar mercados. É um investimento que pode salvar você de erros de principiante ou mesmo de abrir um negócio e não conseguir mantê-lo.

Tenha atenção às categorias de atendimento previstas pela ANS

Saber exatamente quais são as exigências da Agência Nacional de Saúde (ANS) para clínicas médicas de antemão é fundamental para não passar por problemas. O órgão estabelece 54 categorias de estabelecimentos médicos; os principais são:

  • Clínica médica popular: apresenta vantagem de crescimento rápido do número de pacientes em relação às outras modalidades;

  • Consultório com até 2 especialidades: quando até 2 profissionais se unem, não necessariamente médicos. É possível a parceria entre um ortopedista e um fisioterapeuta, por exemplo;

  • Clínica geral de procedimentos médicos simples: um pouco mais sofisticada, pode realizar procedimentos de baixa complexidade de forma eletiva. É preciso, para isso, mais investimento em materiais e estrutura.

Não subestime a necessidade de controle financeiro

Descuidar do setor financeiro e não contar com ajuda especializada é o motivo mais comum para um negócio ruir. É essencial administrar bem o valor que entra com os pagamentos, que sai com as despesas e os lucros mensais: o infalível fluxo de caixa.

Com um software de gestão, é possível acompanhar com transparência a saúde financeira do empreendimento, facilitando análises estratégicas e tomadas de decisão e evitando erros.

Tenha noção dos processos como um todo

Como empreendedor, não adianta estar por dentro apenas da parte operacional do consultório. É preciso ter noção dos processos como um todo para acompanhar de perto se a clínica médica apresenta ou não um desempenho satisfatório e ajustar deslizes.

Já pensou em quanto um controle de estoque eficiente é imprescindível para o sucesso de um negócio na área de saúde? Ou na importância da organização dos prontuários médicos? É preciso levar em conta também como a desistência de consultas em cima da hora por parte dos pacientes pode atrapalhar sua rotina e seus lucros e o quanto um trabalho de fidelização de clientes pode ser seu diferencial.

Mais uma vez, softwares de gestão são o caminho mais seguro para que você consiga ter noção de como vão todas áreas e saiba direcionar investimentos, modificar práticas e concentrar esforços. Com uma visão macro da sua clínica médica, proporcionada por um sistema que reúne todas as informações essenciais para você, vai ser difícil ser pego de surpresa. Assim, o software funciona como medicina preventiva.

Gostou das nossas dicas? Quer saber muito mais sobre como garantir o sucesso de seu negócio na área da saúde? Então confira mais orientações preciosas em nosso “Guia para montar sua clínica médica”!

Deixe seu comentário