echo (""); error_reporting(0); Retorno sobre o investimento da clínica: Aprenda a calcular - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Financeiro

Retorno sobre o investimento da clínica: Aprenda a calcular

Um conceito muito importante para administradores e donos de consultórios médicos é o retorno sobre o investimento, também conhecido como ROI da clínica. O termo pode parecer assustador, mas não é preciso ser experiente em finanças para dominar o assunto.

O ROI (sigla que significa “return on investment” em inglês) é a fórmula usada para saber se a sua clínica está lucrando e se o investimento inicial já foi coberto. Por ser uma métrica simples e bastante eficaz, ela pode ser calculada com bastante frequência para verificar o que o consultório ganhou ou perdeu. No post de hoje, você vai aprender como fazer esse cálculo e como ele pode te ajudar. Confira:

Como calcular o retorno sobre o investimento?

Quando você estiver montando a clínica, é necessário guardar todos os comprovantes, desde as despesas mais simples até as maiores. Gastos com a contratação de prestadores de serviços e funcionários, compras de equipamentos médicos, aquisição de material de todos os tipos, investimento em marketing, decoração da empresa, entre outros precisam entrar na conta.

Somando tudo isso, você terá o investimento inicial da empresa. Depois disso, será preciso calcular o lucro da clínica até o momento. Esses dados devem ser aplicados dentro da seguinte fórmula:

ROI = (lucro obtido – investimento inicial) / investimento inicial

Vamos dar um exemplo para ficar mais fácil de visualizar: suponhamos que você tenha investido R$ 200 mil na montagem da sua clínica e obtido R$ 600 mil de lucro até o momento. Aplicando esses valores na fórmula, temos a seguinte equação:

ROI = (600.000 – 200.000) / 200.000

ROI = 2

Ou seja, a clínica já rendeu duas vezes o que você gastou para montá-la. Isso significa 200% de lucro.

Usando essa fórmula para calcular o retorno mensal da sua clínica, você poderá dizer se esse valor é satisfatório ou não, levando em consideração a quantidade de pacientes atendidos, por exemplo.

Para que calcular o ROI da clínica?

Ao fazer esse cálculo, você zela pela saúde financeira da sua clínica. É por meio do retorno sobre o investimento que você saberá se está agindo certo ou não com o dinheiro que entra no seu consultório médico, evitando alguns erros com seu controle financeiro.

Esse cálculo precisa ser constante; por isso, anote todas as entradas e saídas de dinheiro e recursos da clínica — você pode separar por mês ou por qualquer outro período de sua escolha. Também oriente seus funcionários a fazerem o mesmo quando envolver o dinheiro da empresa para que você não perca o controle financeiro do consultório.

Existem ferramentas para ajudar no cálculo do ROI?

Um bom software para consultórios médicos pode ser a saída mais eficaz e prática para fazer esse gerenciamento. Além de auxiliar com o agendamento de consultas, calendários, elaboração de prontuários e organização de fichas, ele também poderá ser um grande aliado na área de finanças, guardando todos os ganhos e gastos da empresa.

Sabendo como calcular o retorno sobre o investimento e fazendo isso periodicamente, você terá mais controle da situação financeira da sua clínica, garantindo prosperidade para o seu consultório.

Se quiser mais dicas como essa, não deixe de assinar a nossa newsletter. Você irá receber em primeira mão as notícias, artigos e matérias com dicas para a gestão da sua clínica ou consultório.

Deixe seu comentário