echo (""); error_reporting(0); Veja 6 dicas para conciliar família e consultório - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Gestão

Veja 6 dicas para conciliar família e consultório

Um desafio de todo médico que gere o seu próprio consultório é conseguir conciliar a rotina do seu trabalho com a rotina da sua família. Coisas que parecem pequenas, mas têm um significado enorme, como buscar os filhos na escola, almoçar com a família ou levar a criança para fazer um esporte, ficam muitas vezes preteridas. Mas como conseguir conciliar família e trabalho? É possível adaptar as duas rotinas? Reunimos aqui 6 dicas para você conciliar família e consultório:

Trabalhe perto da sua casa

Se possível, abra seu consultório perto da sua casa. Menos tempo gasto com deslocamento para o trabalho significa que você vai ter mais tempo com sua família, além de te ajudar a estar mais presente também em outras atividades da família que acontecem fora de casa.

Leve ou busque seu filho na escola

Pode parecer difícil, mas tente encaixar essa tarefa na sua rotina. No trajeto, aproveite para conversar com seu filho sobre a escola, pergunte quais atividades ou provas ele vai ter que fazer ou como foi o dia dele. Divida com ele também um pouco da sua rotina, explique como é o seu trabalho e o seu dia a dia. Essa é uma ótima maneira de se aproximar dele!

Almoce em casa

Almoçar em casa com sua família vai ajudar a não ficar tanto tempo seguido sem vê-la. Assim, não acontece, por exemplo, de você sair muito cedo, antes de seus filhos acordarem, e voltar apenas depois de eles irem dormir. Isso também traz benefícios, é claro, para a alimentação do seu filho, pois você poderá vigiar e cobrar que ele tenha uma alimentação balanceada!

Use a tecnologia para estar mais presente

Ligue para a sua casa e converse com seu filho entre uma consulta e outra. Se tiverem smartphone, vocês também podem criar um grupo de conversa no WhatsApp para a família e trocar mensagens ao longo do dia. Qualquer contato é válido e te faz mais presente na rotina familiar.

Aproveite todos os momentos juntos

Quando estiver em casa, aproveite para curtir a família, resolver os problemas, conversar com todos, comerem sentados na mesa ou assistirem televisão juntos na sala. Isso vai ajudar a compensar as horas que você passa fora trabalhando. Evite ao máximo levar trabalho para casa para não desgastar a relação que a sua família tem com a sua profissão.

Programe-se da melhor maneira possível

Você tem que ser realista ao tentar conciliar a sua vida profissional com a sua vida familiar. Se voluntarie pra fazer tarefas que você vai conseguir realizar. Não adianta nada, por exemplo, se propor a buscar seus filhos às 18 horas no colégio, sendo que você trabalha até esse horário quase todos os dias. Não cumprir os combinados só vai prejudicar a sua vida nessas duas esferas. Por isso, otimize seu tempo e respeite a sua programação.

Esperamos que as dicas reunidas acima tenham te ajudado a pensar em como conciliar família e trabalho. Você tem outras dicas? Divida com a gente nos comentários abaixo e não deixe de curtir a nossa página no Facebook e de nos seguir no Twitter!

Deixe seu comentário