echo (""); error_reporting(0); Contabilidade para médicos: 5 erros que você não pode cometer - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Financeiro

Contabilidade para médicos: 5 erros que você não pode cometer

Contabilidade para médicos: 5 erros que você não pode cometer

Manter a saúde financeira de uma empresa demanda conhecimento, tempo e, é claro, uma apuração contábil correta. E a contabilidade para médicos funciona da mesma maneira!

Quando a contabilidade é feita adequadamente, ela não apenas cumpre seu papel fiscal e legal, mas auxilia na tomada de decisões. Entretanto, quando executada de forma incorreta, as consequências podem ser muito prejudiciais para sua clínica médica.

Pensando nisso, separados cinco erros que você não pode cometer na contabilidade. Continue lendo!

1. Misturar as finanças

Confundir as finanças pessoais com as da clínica pode parecer um erro primário, mas pode acreditar, é muito comum, principalmente em clínicas de pequeno e médio porte.

Além de prejudicar a gestão financeira, esse tipo de erro gera problemas no fluxo de caixa. Suponhamos que você retire o dinheiro do caixa da sua clínica médica para pagar suas despesas pessoais. No momento em que as dívidas da clínica vencerem, como serão pagas?

Esse tipo de prática pode gerar um rombo nos cofres das empresas, chegando até a gerar a falência das organizações. Então, não misture as finanças!

2. Ignorar a importância do contador

Muitas vezes, no início da empresa, empreendedores preferem economizar exatamente em um dos pontos mais importantes, na contabilidade. Contudo, a função do contador, mesmo na contabilidade para médicos, é essencial.

Isso porque é ele o responsável por realizar os cálculos de deduções de impostos, evitando assim que sua clínica pague mais tributos do que o necessário.

Você já imaginou esquecer de contabilizar um imposto e isso lhe causar juros e multas? Para que isso não ocorra, o contador é um profissional tecnicamente capacitado para exercer essa função. E, além disso, o profissional pode também auxiliar o médico, assessorando na tomada de decisões estratégicas.

3. Ignorar o fluxo de caixa

Não projetar o fluxo de caixa de sua clínica médica é o mesmo que não estar amparado para o futuro. Muitas vezes, o dono da clínica médica esquece de projetar suas receitas e despesas a médio prazo, preocupando-se apenas com o dia de hoje. Mas cuidado: esse tipo de atitude pode prejudicar a saúde financeira da clínica!

Portanto, alimente o seu fluxo de caixa. Assim, você conseguirá estabelecer maior segurança financeira, mesmo que diante adversidades. Além disso, projetar o fluxo de caixa corretamente pode auxiliar também no planejamento a longo prazo de sua clínica.

Vale salientar, também, que toda projeção deve estar sempre alinhada com o princípio da prudência contábil. Sendo assim, projetar as receitas e as despesas, assim como analisar de que forma seu atendimento está impactando nas finanças, é garantir o futuro da sua empresa.

4. Não guardar os comprovantes dos gastos

Se às vezes, na atribulação do dia a dia, você esquece de guardar os comprovantes dos gastos relacionados à clínica, reveja este ponto. Isso pode gerar cálculos incorretos de impostos, bem como um relatório de caixa impreciso.

Assim, manter de forma correta o registro dos gastos é fundamental para uma contabilidade precisa dentro da sua empresa — organização é a palavra-chave!

5. Não emitir nota fiscal

Deixar de emitir nota fiscal é um erro muito grave, pois pode caracterizar sonegação fiscal. No momento em que sua clínica realiza uma prestação de serviço, a emissão da nota fiscal é obrigatória.

Além disso, o recolhimento dos impostos referentes a ela são de sua responsabilidade, e omitir essas informações pode gerar multas e comprometer a gestão financeira.

Gostou das nossas dicas de contabilidade para médicos? Curta nossa página no Facebook e receba informações para tornar o seu empreendimento cada dia mais bem-sucedido!

Deixe seu comentário