echo (""); error_reporting(0); O poder do prontuário eletrônico na efetividade do atendimento - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Atendimento

O poder do prontuário eletrônico na efetividade do atendimento

O poder do prontuário eletrônico na efetividade do atendimento.

O prontuário eletrônico é um sistema informatizado que permite inserir e acessar dados médicos e laboratoriais, imprimir relatórios gerenciais, além de controlar toda a evolução clínica e medicamentosa do paciente.

Sua implantação traz vantagens como: diminuição do preenchimento manual de formulários, redução do consumo de papel, otimização do espaço para armazenamento de documentos e agilidade em acessar dados do paciente.

Por isso, o prontuário eletrônico já está sendo visto como uma tecnologia necessária nos estabelecimentos de saúde, facilitando e controlando todos os processos clínicos envolvidos.

Quer saber como o prontuário eletrônico garante efetividade no atendimento clínico? Faça a leitura deste post e descubra!

Histórico de saúde completo dos usuários

A inserção do prontuário eletrônico consegue armazenar todas as informações referentes à história clínica e medicamentosa do paciente, além de avisar sobre validade de exames, interações medicamentosas e os últimos resultados que foram incorporados ao sistema.

A integração dos dados facilita a tomada de decisão médica, pois os profissionais terão uma visão panorâmica e completa da situação e escolherão as melhores soluções para cada caso.

Além disso, a implantação do prontuário eletrônico pode aumentar o tempo dedicado a ouvir o paciente, melhorar a relação terapêutica e somar ao processo de humanização do atendimento.

Controle automatizado de reserva de leitos

O prontuário eletrônico possibilita o controle automatizado de reserva de leitos e facilita a rotina tanto da recepção administrativa quanto da parte clínica. As reservas serão feitas de forma organizada e classificadas conforme a complexidade do estado de saúde do paciente.

Os benefícios são diversos, pois o médico terá uma visão da ocupação dos leitos, o motivo dessas internações conforme o catálogo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde — divulgado pela Organização Mundial da Saúde, em sua décima edição) e a previsão de alta dos pacientes.

Além disso, será possível obter dados relevantes de produtividade tais como taxa de permanência, novas admissões hospitalares e readmissões. Esses relatórios poderão contribuir para entender o perfil nosológico do estabelecimento em saúde.

Integração de dados clínicos entre instituições

Com o prontuário eletrônico implantado, os gestores poderão analisar os dados de produtividade de todas as unidades de saúde que compõem o hospital. Dessa forma, poderão obter informações também dos procedimentos ambulatoriais.

Isso porque alguns serviços ambulatoriais (endoscopia, hemodinâmica, pequenos curativos etc.) que integram as atividades de um hospital não são incorporados nos sistemas informatizados, dificultando levantar o faturamento.

Também é possível integrar os dados entre as unidades de saúde que fazem parte da mesma pessoa jurídica estando em localidades geográficas diferentes.

O prontuário eletrônico é um sistema informatizado capaz de compilar dados clínicos dos pacientes, monitorar os leitos existentes e integrar informações entre unidades de saúde. Ademais, recolhe informações clínicas completas dos pacientes, o que facilita o levantamento de dados em saúde, a adoção de condutas terapêuticas e a tomada de decisão clínica e administrativa.

Agora que já entendeu as vantagens de obter o prontuário eletrônico, pesquise as empresas que oferecem esse serviço, avalie as potencialidades do sistema e selecione a melhor proposta. Se quiser mais detalhes sobre esse trabalho, entre em contato conosco!

Deixe seu comentário