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5 formas criativas de lembrar pacientes sobre uma consulta médica

lembrar pacientes sobre uma consulta médica

Administrar uma clínica requer olhares que vão muito além do trato com os pacientes no consultório. Entre o atendimento cuidadoso, a gerência financeira e de pessoal há um ponto importante que afeta todo o andamento do seu negócio: lembrar pacientes sobre uma consulta médica.

Paciente que falta sem aviso gera vários problemas nas diferentes áreas. Para que isso não ocorra, você precisa criar uma série de protocolos para reduzir esse problema e treinar sua equipe de atendimento para que ela aplique no dia a dia da clínica.

Hoje, há vários métodos para que sua clínica não deixe passar uma consulta em branco. Avisar o paciente é uma forma eficiente de evitar prejuízos e ao mesmo tempo demonstrar atenção com a pessoa que procura ajuda médica.

Confira, então, estas 5 formas criativas de lembrar pacientes sobre uma consulta médica!

Entregue um cartão

É o mais tradicional, mas pode ser um ato de atenção e de propaganda também. Um cartão bem feito, com todas os dados sobre a clínica (endereço, contatos), é uma forma cuidadosa de lembrar o paciente.

O cartão de marcação deve conter todas as informações sobre a consulta: dia, hora, nome do médico, especialidade e se a consulta é de retorno ou de acompanhamento. A atendente deve preencher com letra legível e entregá-lo para o paciente.

Ligue para o paciente

Um dia antes da consulta, a equipe de atendimento da clínica pode ligar para os pacientes, pedindo confirmação. Ao ligar, é importante pedir para falar com o paciente e informar os dados da consulta. Pode, ainda, sugerir caminhos mais fáceis para chegar à clínica.

Envie mensagens

Hoje, praticamente todo mundo tem um smartphone capaz de receber as velhas mensagens SMS, assim como e-mails e comunicação via Whatsapp. É uma forma prática de avisar o paciente sobre a consulta.

Para evitar problemas na comunicação, crie um texto padrão para todos os canais de comunicação. Assim, a equipe de atendimento só terá que introduzir o nome do paciente e os dados da consulta.

Use a tecnologia

Há ferramentas de agenda e calendário que permitem enviar convites para um compromisso e solicitar a aceitação ou não. O convite informa o local, o horário e com quem será a consulta. Pode ser enviado por e-mail.

A tecnologia permite um controle rígido do histórico do paciente. Se atualizada, uma agenda eletrônica vai informar se o paciente costuma faltar ou não, por exemplo.

Estimule o pagamento antecipado

Para ter uma garantia extra da presença do paciente na consulta, no caso de um paciente já em tratamento, uma solução pode ser oferecer um desconto para consultas pagas com antecedência.

Normalmente, ao sair da consulta, o paciente já é estimulado a marcar o seu retorno. Nesse momento, sua equipe pode oferecer descontos caso ele queira pagar com antecedência.

A falta de um paciente em uma consulta gera prejuízos para a clínica. É um horário previamente agendado que fica vazio. Você não irá receber pela consulta, mas os profissionais da sua clínica terão que ser pagos por todos os horários. Por isso, essa atenção com o paciente é fundamental para que você não arque com custos que deveriam ser, na verdade, receitas.

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