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Software CRM em clínica médica: o que é e qual a sua importância?

Software CRM

A tecnologia é, indiscutivelmente, uma das grandes aliadas da medicina nos tempos modernos. São técnicas novas, equipamentos inovadores e descobertas precisas que, sem o advento tecnológico, jamais se tornariam realidade no dia a dia do médico.

Somada a isso, a tecnologia exerce também grande influência quando o assunto é gestão e administração com máxima eficácia. Os computadores e softwares estão cada vez mais avançados e permitem o uso otimizado de ferramentas poderosíssimas que buscam aproximar a relação entre paciente e médico.

Entre essas ferramentas, está o software CRM em clínica médica. No post de hoje, falaremos o que é esse software, quais os seus benefícios e qual a sua importância. Confira conosco!

O que é o software CRM em clínica médica?

O CRM, sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), é um software inovador que permite fortalecer a fidelização do paciente à clínica médica através de estratégias e recursos de ponta, monitorando quais são os desejos e as necessidades de cada um e, a partir disso, obtendo dados valiosos para que o serviço do estabelecimento seja o mais agradável e eficaz possível.

O CRM é amplamente utilizado, desde pequenas até grandes empresas, e é um excelente método de gestão financeira também, auxiliando na maximização da rentabilidade e na busca de novos clientes, ou de novos pacientes, no caso das clínicas médicas.

Quais os benefícios do CRM em clínica médica?

Muitos são os benefícios proporcionados pelo uso do software de CRM em clínica médica. Atividades que demandavam tempo e esforço, agora, podem ser resumidas a simples tarefas organizadas pela plataforma. Confira, a seguir, as principais vantagens fornecidas pelo uso do software CRM.

1. Permite a centralização de informações

O alicerce de funcionamento do CRM é baseado nas fichas médicas e no feedback de cada paciente. Para tanto, o próprio software certifica-se de centralizar os dados de cada um, de forma segura e automatizada, conferindo suas preferências e disponibilidades

Dessa forma, além de melhorar a comunicação, a unificação de informações contribui para a tomada de decisões importantes em relação aos pacientes, valorizando, assim, sua satisfação.

2. Aumenta a organização com o armazenamento correto de dados

Nomes, endereços, números de telefone e outras interações que antes eram anotadas no papel por um funcionário, podem, agora, ser organizados de forma facilitada e ágil.

Essa metodologia gera um melhor agrupamento de informações de acordo com as necessidades de cada um e a formulação de uma agenda que permite ao médico acompanhar de perto o histórico dos pacientes, bem como os medicamentos que ele deverá prescrever, além de garantir uma relação organizada de exames e encaminhamentos, por exemplo.

3. Diminui o uso de documentos físicos

Com a utilização do software CRM, os dados não mais serão anotados em papéis, como dito anteriormente, e, além disso, muito material impresso será substituído pelo material virtual, diminuindo consideravelmente o uso de documentos físicos.

Isso é garantido porque o software guarda tudo em sua plataforma e em prontuários eletrônicos, com base no sistema de armazenamento em nuvem, extremamente seguro e utilizado por grande parte das empresas nos dias atuais.

4. Possibilita o agendamento on-line

Um outro benefício do CRM é a possibilidade de agendamento on-line. O software permite que o próprio paciente maneje suas informações na plataforma com o auxílio da internet e, assim, escolha com pontualidade quando poderá realizar a próxima consulta.

Dessa maneira, um tempo significativo poderá ser economizado e melhor administrado, diminuindo consideravelmente o número de consultas a serem desmarcadas e, assim, facilitando o processo, tanto para o paciente como para o médico.

5. Permite o compartilhamento mútuo e simultâneo de dados

Muito tempo é perdido em certas ocasiões quando deve-se passar uma informação de um departamento a outro. Isso ocorre, em grande parte, porque não há um padrão de organização de dados ao qual a equipe de funcionários possa ter acesso e, assim, compartilhá-los simultaneamente.

O software CRM permite esse compartilhamento mútuo e agiliza os processos internos da clínica, facilitando a tomada de decisões nos diversos procedimentos.

6. Oferece poder de gestão e análise de desempenho

O software trabalha como um excelente gerenciador de leads, contas e oportunidades de vendas e marketing em uma única plataforma, fornecendo à clínica insumos a respeito de produtividade, força de venda e desempenho dos serviços — fatores essenciais para quem busca maximizar os planos de ação e melhorar os resultados possíveis.

Além disso, o uso da ferramente permite o ganho de visibilidade sobre todos os estágios de negociação, aumentando as oportunidades de interação com pacientes atuais e futuros.

Qual a importância dessa ferramenta para a otimização da gestão da clínica?

O uso do CRM ajuda a dispensar processos que, além de obsoletos, demandavam muito tempo que poderia ser mais bem aproveitado na realização de outras atividades na clínica, focando em seu progresso e desenvolvimento.

Dessa maneira, negociações que antes passariam despercebidas pelo acúmulo de tarefas podem ser melhor planejadas e efetuadas, já que, consequentemente, além do tempo disponível, tudo estará organizado e fácil de ser obtido no momento oportuno, otimizando todos os processos.

Para se ter uma ideia da importância da ferramenta CRM, uma pesquisa realizada recentemente pela Bain & Co. verificou que, além de otimizar os processos de organização, as taxas de lucros de uma empresa que utiliza CRM alcançam valores próximos a 95%, demonstrando a eficácia do software.

Por fim, a utilização do sistema é importante para os gestores das clínicas pois mostra-se eficiente na antecipação das necessidades dos clientes, garantindo, com isso, sua fidelização. Seu sistema proporciona o estreitamento de laços duradouros entre pacientes e médicos, o que impacta diretamente na lucratividade e na possibilidade de aquisição de novos pacientes que confiarão nos serviços da clínica.

O uso de um software CRM em clínica médica mostra-se como uma ferramenta essencial para quem deseja aliar a satisfação dos pacientes ao máximo desempenho de seu estabelecimento. Os benefícios são vários e podem ser percebidos em longo e curto prazo, demonstrando como o sistema é importante e imprescindível nos dias atuais.

E você? Já utiliza o software CRM em clínica médica? Qual sua experiência com a ferramenta? Deixe seu comentário abaixo, pois sua opinião é muito importante para nós!

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