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Atendimento

Pontualidade um diferencial que demonstra respeito no consultório

pontualidade no consultório

Com tantas preocupações sobre o bom atendimento ao paciente, uma questão muito importante fica perdida muitas vezes: a pontualidade no consultório. A pontualidade é um fator frequentemente esquecido nos consultórios médicos, podendo ser decisiva na hora da escolha do médico.

Cada paciente está ali por uma razão específica, mas todos eles demandam a atenção do profissional que o atende e essa atenção ultrapassa o que acontece dentro do consultório.

Neste post, mostraremos como a pontualidade merece a sua atenção e vamos apresentar algumas estratégias para conseguir atender toda a agenda no horário marcado. Acompanhe!

Pontualidade no consultório é respeito ao paciente

O atendimento humanizado está cada vez mais em pauta e é constantemente confundido. A humanização da atenção pode ser resumida no atendimento às demandas do paciente, que vão muito além do tratamento ou da cura em si. Em outras palavras, basta respeitá-lo e tratá-lo bem. Mas como fazer isso?

Uma maneira simples de começar é atendendo-o no horário marcado. A pontualidade demonstra respeito ao paciente, sinalizando para ele que o profissional que está ali e se importa com o seu bem-estar como um todo e entende a multifatoriedade da saúde da pessoa. É um modo simples de demonstrar disciplina, respeito e confiança ao paciente.

O consultório também ganha ao ser pontual

Existem vários fatores da pontualidade que se convertem em benefícios para o consultório. O primeiro e mais óbvio deles é a boa reputação gerada pela pontualidade.

Dentre os indicadores de desempenho de um consultório está o tempo de sala de espera. Muitos pacientes gostam do atendimento médico de determinado profissional, mas deixaram de marcar consultas porque não têm tempo para os atrasos daquela clínica, criando uma repercussão negativa em vários ambientes.

Além disso, com a pontualidade, o consultório tende a ser mais organizado, com o tempo otimizado, gerando vantagens para todos. O paciente fica mais satisfeito, o médico tem mais tempo para outras tarefas e seus outros pacientes do hospital, por exemplo, e as recepcionistas acabam o expediente no horário certo, diminuindo o número de horas extras.

Como um software de gestão pode ajudar

Há muitas vantagens em se usar um software de gestão. Listamos a seguir algumas maneiras de como essa ferramenta pode auxiliar o seu consultório a ser mais pontual. Confira:

  1. Controle da quantidade de consultas por tipo e por convênio: auxilia no controle de tempo da primeira consulta ou de uma consulta de rotina, por exemplo.

  2. Lembretes por SMS e e-mail ao paciente e ao atendente: evita faltas e atrasos por parte dos pacientes.

  3. Configuração de intervalos entre os atendimentos: permite tempo de descanso e finalização do prontuário.

  4. Confecção de relatórios de tempo médio da sala de espera: possibilita a análise constante da pontualidade.

Então é visível como a pontualidade no consultório pode fazer bem ao seu paciente, para a imagem do seu consultório e ao próprio profissional. Além disso, não dá para negar como o software de gestão apresenta estratégias incríveis para o controle do tempo.

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