echo (""); error_reporting(0); Fluxo de caixa de clínica médica: como um software pode ajudar - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Financeiro

Fluxo de caixa de clínica médica: como um software pode ajudar

A gestão financeira de uma clínica é uma tarefa que envolve alguns conhecimentos na área e o uso de soluções inteligentes e integradas que permitam, entre outras vantagens, a implementação e a utilização do fluxo de caixa e de todos os benefícios que ele pode gerar.

Mas você sabe o que é o fluxo de caixa e como ele deve ser otimizado? Neste post, você vai entender o que é um fluxo de caixa de clínica médica, como ele deve ser feito, quais são as vantagens e os cuidados que você deve ter com essa ferramenta. Confira!

Registre a movimentação completa da sua clínica

Uma forma de otimizar o seu fluxo de caixa e conhecer a real situação da sua clínica médica é registrar todas as entradas e saídas de recursos, independentemente do valor. Um erro muito comum é acreditar que pequenos valores não têm importância dentro da gestão financeira, pois, no final de um determinado período, esses valores — que podem ser gastos como lanches, refeições, ou pequenos artigos — podem mascarar a realidade das suas finanças.

Utilize um bom software de gestão

O uso do fluxo de caixa acaba ficando de lado quando o responsável pelas finanças tem dificuldades em registrar toda a movimentação ou de interpretar o que está acontecendo com as finanças da clínica.

Para evitar que isso aconteça e para ter uma gestão financeira consistente, invista em um bomsoftware de gestão integrado, que irá permitir, além de informações mais completas e confiáveis, a economia de recursos financeiros e humanos, já que os processos são padronizados — o que evita erros e retrabalhos.

Crie categorias

Agora que você já sabe a importância de um bom software de gestão, é hora de prestar atenção nos detalhes. Sendo assim, é preciso criar diferentes categorias. Isso é necessário para compreender como estão seus gastos, seus recebimentos e, se necessário, cortar algum custo ou substituí-lo dentro da sua clínica — o que pode gerar economias interessantes no final do mês.

Utilizando seu software, além das categorias, é possível emitir diferentes relatórios, que permitem monitorar com mais detalhes a situação da sua clínica.

Utilize o fluxo de caixa projetado

Entrando um pouco mais no planejamento financeiro, uma boa forma de visualizar o seu futuro é utilizando o fluxo de caixa projetado, que nada mais é do que uma estimativa das entradas e das saídas de recursos para um determinado período de tempo. Isso é necessário para entender como a empresa vai estar daqui a alguns meses ou até mesmo um período mais longo, e se terá recursos sobrando para investimentos ou para a compra de equipamentos.

Faça o acompanhamento diário do fluxo de caixa

Além de inserir todas as informações, criar categorias e utilizar o seu fluxo de caixa no planejamento financeiro, é preciso estar atento a um detalhe: o acompanhamento, de preferência, de forma diária. Isso é importante para que você possa verificar suas finanças em tempo real e possa saber o quanto de recursos sua clínica ainda tem, como estão seus recebimentos e seus pagamentos e se é preciso tomar alguma providência em relação às finanças.

Neste post, você entendeu que otimizar o fluxo de caixa de clínica médica começa com o registro completo de todas as entradas e as saídas, passa pela utilização de um bom software de gestão e a criação de categorias para entender seus gastos e recebimentos, bem como a projeção do seus recursos para compreender o futuro. Por fim, entendeu que o acompanhamento diário das suas finanças faz toda a diferença.

Gostou das nossas dicas sobre o fluxo de caixa de clínica médica? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe seu comentário