Cada vez mais, as pessoas demandam profissionalismo e atendimento humanizado em todos os ambientes e lugares que frequentam. Tal postura se estende aos pacientes em relação às clínicas médicas em que se consultam e também aos funcionários, que querem reconhecimento e valorização de suas ações. Nesse contexto, médicos gestores precisam contar com o trabalho de um bom RH para a gestão da clínica, seja como área interna ou como consultoria externa.
Um dos valores da sua clínica deve ser colocar as pessoas em primeiro lugar, e esse princípio deve estender-se aos seus funcionários para que a excelência na gestão de pessoas se reflita no atendimento aos seus pacientes. Confira, abaixo, alguns fatores que demonstram a importância de um bom RH para a gestão de sua clínica:
Contratar a pessoa certa para a vaga certa
Selecionar o candidato ideal para a vaga em aberto é garantir que o profissional que tem as habilidades técnicas desejadas e que mais se identifica com o perfil da sua clínica foi contratado. Além disso, pode significar redução de turnover, ampliação das chances de se obterem ótimos resultados em curto prazo e contribuir para um maior engajamento.
Vale lembrar que esses profissionais lidam com o atendimento direto ao público e muitas vezes em momentos em que as pessoas estão mais fragilizadas. Por isso, é preciso que, independentemente da função exercida na clínica, todos tenham paciência, executem um atendimento humanizado e tenham consciência de sua responsabilidade enquanto profissionais da área da saúde.
Realizar a gestão de pessoas
Mais do que uma área responsável pelo recrutamento e seleção, pela admissão e demissão e pelo controle da folha de pagamento e benefícios, os recursos humanos também são um elo entre gestores e funcionários. Assim, é sua responsabilidade ministrar ou indicar os treinamentos de que cada colaborador precisa para executar suas atividades ou melhorar seu desempenho, além de conhecer as necessidades e os anseios dos funcionários em relação ao desenvolvimento e crescimento profissional deles.
Melhorar processos internos
Cabe ao RH integrar áreas distintas e implantar ações de melhoria de clima, motivacionais, de comunicação interna (antecipando comunicados externos para os colaboradores, por exemplo), entre outras atividades. Uma postura e um olhar voltados para os negócios também possibilita o aumento da produtividade, a ampliação da eficiência dos projetos e o sucesso da clínica como um todo.
Muitas vezes, softwares de gestão auxiliam nesse trabalho, integrando informações financeiras sobre os pacientes, os produtos e os medicamentos em estoque a dados de RH, como informes sobre cargos e salários e avaliações de desempenho.
Contribuir para a gestão da clínica
Já falamos do papel empreendedor que você enquanto gestor de clínica precisa ter, mas saiba que o RH também se apresenta como um suporte de negócios para a gestão de sua clínica. Assim como em uma empresa de qualquer porte ou segmento, os profissionais de recursos humanos devem saber quais são as forças e fraquezas da clínica perante outras que oferecem os mesmos tratamentos ou atendimentos.
Também é papel do RH garantir que todos os funcionários sejam tratados da mesma forma, da diretoria à área operacional, se sintam parte e contribuam para um melhor ambiente de trabalho, um atendimento de excelência e resultados sempre superiores.
Quer mais dicas de como melhorar o atendimento de sua clínica? Então confira nosso outro artigo e implante melhorias em seu consultório médico!