echo (""); error_reporting(0); Quais os maiores riscos de usar softwares médicos gratuitos? - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Gestão

Quais os maiores riscos de usar softwares médicos gratuitos?

Softwares médicos gratuito

Os softwares médicos são sistemas voltados para a otimização das atividades realizadas em uma clínica, tornando a sua administração muito mais eficiente e prática. Assim, se você deseja melhorar a forma de gerenciar o seu negócio, essa é uma boa opção, sendo possível encontrar alternativas pagas ou softwares médicos gratuitos.

É preciso, contudo, estar sempre atento, pois a gratuidade desse tipo de programa traz muitos riscos e pode custar a segurança dos dados armazenados diariamente — além de poder gerar prejuízos inimagináveis.

Diante disso, preparamos este post com o intuito de lhe informar sobre o assunto. Continue lendo e confira!

Softwares médicos gratuitos são uma boa opção?

De fato, adotar softwares médicos gratuitos pode parecer muito interessante à primeira vista. Especialmente para quem procura uma maneira de modernizar e aperfeiçoar o seu modo de gerenciamento sem precisar ter novos gastos.

No entanto, esse tipo de decisão muitas vezes desconsidera — ou mesmo desconhece — grande parte dos problemas trazidos com ela.

A verdade é que o barato, nesse caso, pode sair bem mais caro do que você pagaria por um sistema de gestão confiável. Por isso, vejamos a seguir os maiores perigos dessa escolha:

Falta de segurança e privacidade para os dados

Ao utilizar um aplicativo de gestão médica gratuito, você não terá nenhuma garantia que as informações colocadas nele serão acessadas exclusivamente por usuários autorizados.

Normalmente, esse tipo de aplicativo terá uma série de anúncios, que serão escolhidos de acordo com o perfil de quem o acessa. E, para traçar quais serão as publicidades compatíveis, será feito o uso de seus registros médicos.

Além disso, para garantir que o software fique ativo é necessário encontrar uma outra forma de monetizar. Isso ocorrerá por meio da venda dos seus dados e lista de contatos.

Suporte precário

Esse é outro risco gravíssimo que um programa gratuito pode ter. Afinal, a partir do momento em que você começar a utilizá-lo, é provável que ele seja o seu único meio para guardar as informações da sua clínica.

Com isso, caso o software apresente qualquer imprevisto técnico, será necessário um atendimento rápido, que resolva a situação o mais breve possível. No entanto, soluções gratuitas como essa não têm nenhuma equipe especializada à disposição.

Isso dificultará muito a resolução do seu problema, e você não terá nenhuma garantia de recuperação dos arquivos.

Poucas funcionalidades

Por não serem pagos, esses softwares costumam ter funções bastante limitadas, que não conseguem suprir aquilo de que você necessita.

Funcionalidades mais bem desenvolvidas (como a personalização de mensagens a cada paciente, por exemplo) não serão encontradas nesses casos — e isso impedirá que os seus objetivos sejam alcançados, pois o sistema não estará alinhado às suas expectativas.

Ausência de atualizações do programa

A falta de atualização periódica também é um problema. Sem esse tipo de adequação, é bem mais provável que surjam erros técnicos, pois eles não serão corrigidos a tempo de não se manifestarem. E isso afetará diretamente o desempenho do programa — interferindo, consequentemente, nos processos da sua clínica.

Diante de tudo isso, podemos ver que os softwares gratuitos não são uma boa opção, já que os riscos e desvantagens se sobressaem diante de suas funcionalidades.

Por que eu devo contratar um software médico pago?

Em primeiro lugar, o investimento em um em software de gestão lhe proporcionará funcionalidades modernas e muito bem desenvolvidas para administrar a sua empresa, as quais não são disponibilizadas em nenhum sistema gratuito.

Apesar de ser preciso pagar para obtê-las, os resultados que se alcançará fazem com que essa contratação tenha uma excelente relação custo-benefício. Quer ver? Vejamos algumas das inúmeras vantagens que o suporte pago oferece:

Oferece mais opções

A solução paga disponibiliza um leque bem maior de ferramentas. Com isso, você conseguirá realizar de forma mais eficiente as tarefas administrativas, financeiras e médicas da sua clínica.

É possível, por exemplo, agendar consultas, utilizar prontuários eletrônicos, receitar e pedir exames, emitir recibos, entre outras atividades.

Tem suporte de maior qualidade

Uma das maiores vantagens de se escolher pagar por um programa de gestão é a garantia de um suporte técnico de qualidade.

Você poderá contar com profissionais para resolver qualquer problema com o software, recebendo a solução sempre em pouco tempo. E esse apoio é fundamental, pois garante que o imprevisto não afetará a rotina da sua clínica.

Garante muito mais segurança

Softwares pagos são confeccionados de modo que nenhum usuário tenha acesso ou seja capaz de realizar qualquer modificação sem permissão. Isso o torna padronizado e muito seguro — os seus registros ficarão protegidos e sob inteira responsabilidade da empresa que o desenvolveu.

Permite personalização

Outro dos grandes diferenciais dos sistemas pagos é a possibilidade de adaptá-lo com as funcionalidades mais adequadas àquilo que o seu empreendimento precisa. Essa personalização elimina obstáculos e torna a administração mais coerente aos seus objetivos.

Agiliza as tarefas da clínica

Um software pago permite que diversos processos sejam automatizados, isso significa que certas tarefas demandarão bem menos tempo para serem feitas.

Se a sua equipe costuma dedicar muitas horas diariamente para transcrever os dados de seus pacientes, por exemplo, com um bom sistema de gerenciamento é possível fazer isso muito mais rápido.

A partir dessa mudança, sua clínica será mais organizada — e essa é uma característica primordial para fidelizar ainda mais pessoas.

Flexibiliza o seu trabalho

Por fim, vale ressaltar que com um bom programa para gerenciar a sua empresa você poderá ser mais flexível com o seu trabalho. Se você não puder comparecer à clínica por algum motivo, por exemplo, esse não será mais um motivo de preocupação.

Todas as ações realizadas na sua ausência poderão ser consultadas por você, já que o software permitirá que as informações desejadas sejam acessadas a todo momento, por qualquer dispositivo móvel e lugar.

Bom, ao analisar todos esses fatores, é fácil perceber que, se você deseja um aplicativo completo e seguro, softwares médicos gratuitos não devem ser escolhidos.

Esses sistemas são desenvolvidos para facilitar a administração de um empreendimento, considerando as particularidades de cada negócio. Sendo assim,  é melhor optar por usar um programa pago, pois a gratuidade do serviço pode te trazer problemas que sequer existiam anteriormente.

E aí, gostou deste post? Então, aproveite agora para entrar em contato conosco e conheça nosso software de gestão para clínicas e consultórios!

Deixe seu comentário