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Marketing

O que é marketing sensorial e como ele pode ajudar minha clínica?

marketing sensorial

Já é consenso que os profissionais de saúde podem utilizar as ferramentas do marketing para captação de pacientes. Afinal, eles buscam por profissionais capacitados que, além de oferecer um atendimento de qualidade, proporcionam uma experiência agradável em sua clínica ou consultório. Uma modalidade de marketing que vem sendo utilizada em diversas áreas para criar essa experiência é o sensorial.

Neste post, explicaremos o que é o marketing sensorial e como essa técnica que mexe com todas as percepções pode ajudar no sucesso da clínica. Acompanhe!

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial diz respeito à exploração dos sentidos (olfato, visão, paladar, audição e tato) para criar relacionamento entre pessoas, coisas e ambientes, com o objetivo de expandir a experiência que o cliente tem com uma marca, um produto ou um serviço. São utilizados elementos para estimular os sentidos — muitas vezes sem que o cliente perceba.

Alguns exemplos do uso de marketing sensorial são:

  • destaque das cores da marca e sua repetição no ambiente;
  • músicas agradáveis em salas de espera;
  • preencher restaurantes, lanchonetes e padarias com o cheiro da comida que está sendo preparada;
  • utilização de cores para gerar emoções específicas, entre outros.

Por que utilizá-lo?

As pessoas percebem o mundo e constroem sensações e experiências por meio dos sentidos. Portanto, se forem estimulados da maneira correta por meio do marketing sensorial, os pacientes terão boas experiências e voltarão a se consultar na clínica.

Os sentidos têm a capacidade de despertar lembranças e fortes emoções. Ao envolvê-los, essa modalidade de marketing consegue mexer com o subconsciente, de forma a fazer com que o paciente relacione sensações à experiência na clínica, mesmo sem perceber.

Utilizando os estímulos certos, o marketing sensorial pode fazer com que os pacientes se sintam mais seguros, confortáveis e tranquilos durante toda a experiência na clínica. Afinal, consultar-se com um profissional de saúde costuma ser um momento de ansiedade e até de medo para diversas pessoas.

Como aplicá-lo na clínica?

Para utilizar o marketing sensorial na clínica, primeiro é preciso entender que a experiência do paciente começa bem antes de ele entrar no consultório. Por isso, as estratégias devem ser implementadas desde a recepção.

Algumas formas de utilizar o marketing sensorial na clínica, estimulando todos os sentidos, são:

  • utilizar tons neutros na recepção, que sejam agradáveis e não estimulem a ansiedade;
  • destacar o logotipo da clínica (se houver) na entrada, para que o paciente crie relação com ela;
  • investir em poltronas e sofás confortáveis para a sala de espera e oferecer distrações (música ambiente agradável, televisão);
  • manter aparência organizada e limpa em todos os ambientes;
  • utilizar aromatizadores de ambiente;
  • disponibilizar café, água e balas na sala de espera;
  • sinalizar de forma clara o banheiro e o bebedouro.

Em estabelecimentos de saúde, a melhor estratégia é direcionar a decoração para proporcionar um ambiente de tranquilidade para o paciente.

Usar o marketing sensorial na clínica ajuda os profissionais de saúde a criarem uma experiência de relevância para os pacientes, o que, com certeza, vai influenciar no aumento de fluxo de pacientes e suas recomendações para amigos e familiares.

Com essas dicas de marketing, você poderá impulsionar o atendimento na sua clínica, não é verdade? Então, para continuar melhorando seus resultados, aproveite e baixe nosso e-book Como automatizar sua clínica!

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