Sua clínica já está investindo em marketing digital? Se a resposta for não, saiba que 50% dos domicílios brasileiros já contam com acesso à internet, e isso é apenas um dos pontos positivos. Custo de investimento reduzido e altas taxas de sucesso também fazem parte dos benefícios que você pode usufruir ao entrar para a lista de profissionais e empresas que estão usando a internet para alavancar seus negócios.
Leia nosso texto de hoje e conheça algumas estratégias de marketing digital que podem ajudar a sua clínica ou consultório:
Marketing de conteúdo
As pessoas têm o hábito de pesquisar sobre tudo na internet, inclusive sobre dúvidas e informações relacionadas à saúde e estética.
Quais são os maiores medos e dúvidas dos seus pacientes? Que tipos de dicas você poderia dar para ajudá-los a enfrentar ou prevenir esses problemas? As respostas dessas perguntas devem ser os temas de seus conteúdos, sejam eles em textos ou em vídeos.
Um bom trabalho de marketing de conteúdo é capaz de transformar internautas em clientes graças ao princípio da reciprocidade: “Essa clínica me ajudou, então ela deve ser confiável”.
A grande vantagem dessa estratégia é que, quando executada com técnicas de SEO (otimização para motores de busca), ela faz com que seu site ou blog seja encontrado na primeira página de sites como o Google ou Yahoo. O marketing de conteúdo também pode ser usado em conjunto com outras estratégias, como links patrocinados, e-mail marketing, entre outras.
E-mail marketing
Grande parte dos profissionais e empresas que trabalham com e-mail marketing só sabem enviar mensagems com promoções e “ofertas imperdíveis”, mas essa não é a maneira mais adequada de gerar resultados. Quem faz isso acaba passando a imagem daquela pessoa irritante que pede favores o tempo inteiro e nada mais, e com certeza você não quer ser reconhecido dessa maneira.
A sua lista de e-mails deve ser tratada como um grupo de amigos queridos, e a melhor maneira de fazer isso é enviando conteúdos de valor para a lista. Essa é mais uma razão pela qual é fundamental investir no marketing de conteúdo.
A lista também pode ser usada para dar avisos de urgência e para fazer pesquisas com o público, visando obter informações para melhorar os seus serviços ou atendimento.
Mídias sociais
48% dos brasileiros usam a internet e ficam conectados 5 horas por dia, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia divulgada em 2015, e 92% destas pessoas acessam as redes sociais, principalmente o Facebook.
Ter um perfil ou página em redes sociais serve como uma extensão do serviço de atendimento ao público, já que muitas pessoas usam essas plataformas para tirar dúvidas técnicas sobre os serviços e horários de atendimento. Além disso, a presença nas redes sociais também pode aumentar o seu alcance online, facilitando o compartilhamento dos seus conteúdos pela internet.
Mobile marketing (marketing para celulares)
Há várias maneiras de trabalhar com mobile marketing, mas neste texto vamos citar apenas uma. Ela não é exatamente uma estratégia de marketing, mas acaba interferindo no andamento de suas outras estratégias se for deixada de lado.
Segundo a pesquisa citada no início deste texto, mais de 81 milhões de brasileiros usam seus smartphones para se conectar à internet. Isso significa que muitas pessoas por aí podem estar usando o celular para pesquisar sobre os temas que você aborda em seu blog e, se ele não for adaptado ou feito especificamente para ser acessado por dispositivos móveis, seu público pode simplesmente não conseguir navegar e desistir dele, passando para um concorrente.
Essa é a dica mais básica e importante de mobile marketing: certifique-se de que o seu site seja responsivo (ou seja, se adapte à tela em que é exibido) ou feito especificamente para mobile. Assim as pessoas não terão uma má experiência ao acessar suas páginas e não migrarão para concorrentes.
Devo investir em marketing digital para a minha clínica agora?
Investir nas estratégias mencionadas aqui é bem mais barato que investir em mídias tradicionais, como TV, revistas e outdoors, sem contar que aqui você lida diretamente com um público que está procurando pelo assunto, ou seja, que tende a ter mais interesse em seus serviços.
Ainda não tem certeza? Então leia o texto por que investir em marketing digital para seu consultório.
Tem alguma dúvida? Basta falar conosco pelos comentários!