Qualquer empresa ou segmento, inclusive clínicas, pode (e deve) fazer uso de um sistema de automação de marketing. Basicamente, ele diz respeito ao processo automático da comunicação de marketing.
Ou seja, em vez de utilizar todo o processo manual, custoso e suscetível a erros, as soluções de automação de marketing possibilitam a criação de campanhas adequadas ao público e estratégias engajadoras. Com o intuito de dar suporte aos profissionais de marketing, para que eles possam desempenhar aspectos importantes na estratégia, essas ferramentas permitem a criação de campanhas que respondem ao cliente de acordo com suas preferências e seu comportamento. Neste artigo, falaremos sobre o conceito de automação de marketing, as suas vantagens e como utilizá-lo.
Deseja ter suporte para desempenhar atividades de engajamento e gerenciar suas leads (clientes em potencial, no caso, pacientes)? Veja como usar a automação de marketing como uma estratégia para sua clínica!
Benefícios da automação de marketing para clínicas
Os processos de automação são relevantes para qualquer empresa, inclusive clínicas médicas, independente do seu tamanho e das formas que essa automação toma. Há inúmeras vantagens em adotar um software de automação de marketing.
Clínicas podem empregá-lo de inúmeras maneiras para atender às suas necessidades. No geral, elas podem combinar a criação, a execução, o controle e o gerenciamento de dados relevantes à mensuração de resultados das estratégias de marketing. Veja outros benefícios:
Criação
O gestor da clínica ou o profissional do marketing pode criar e testar e-mails informativos, sites e pesquisas. Também é possível personalizar essas ferramentas para fidelizar os seus pacientes. A criação delas se baseia nas atividades do visitante do site ou de outro canal da web.
Execução
Com a automação de marketing, é possível se conectar ao cliente, como o e-mail em campanhas coordenadas por meio de dados de comportamento dos destinatários. A vantagem é que você pode chegar a muitas pessoas com informações personalizadas, engajadoras, atrativas e relevantes.
Gerenciamento
O gestor pode utilizar a automação de marketing para avaliar os leads, monitorar seu ciclo, determinar os canais em que agirão, entre outras questões que permitem ajustes para manter a comunicação e o fluxo de pacientes. Com múltiplos canais, é possível assegurar que há a comunicação eficaz.
Medição
A automação de marketing permite saber onde e de que forma o dinheiro está sendo investido. Isso porque esses sistemas oferecem diferentes métricas, formas de comparar campanhas e retornos sobre os investimentos. Ou seja, muitas informações relevantes a respeito dos clientes, que ajudarão a aperfeiçoar a sua estratégia.
Não basta ficar só em e-mails
Um bom servidor permite enviar vários e-mails, controlando a taxa de abertura. Entretanto, as correspondências eletrônicas podem não ser escaláveis no médio e no longo prazo.
A automação de marketing dá acesso às informações da campanha em mais de uma etapa. Aliada a outras ferramentas de marketing digital e de CRM, como o SCE Saúde, a clínica só tende a ganhar, tanto na comunicação com o paciente quanto na geração de leads qualificados. É imprescindível que uma clínica adote estratégias de automação para fidelizar os seus pacientes.
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