echo (""); error_reporting(0); 4 passos para reduzir custos na sua clínica médica - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Financeiro

4 passos para reduzir custos na sua clínica médica

Reduzir os custos na sua clínica médica é uma excelente maneira de ver seu lucro aumentar sem precisar subir o valor da consulta. Porém, é preciso ficar atento para que essa redução não afete a qualidade do serviço oferecido, pois isso pode resultar na perda de pacientes.

Uma excelente maneira de diminuir as despesas sem correr esse risco é otimizar processos de gestão que estejam pouco eficientes. Neste post vamos dar algumas dicas simples, aplicáveis por qualquer pessoa sem especialização na gestão de negócios.

Confira os 4 passos para reduzir custos na sua clínica médica:

Faça um análise completa das suas despesa

A análise das finanças, assim como a anamnese de um paciente, é um passo essencial para um diagnóstico de problemas de produtividade benfeito. Para isso, comece reunindo todas as contas, extratos financeiros, despesas e receitas de seu consultório, e agrupe os documentos do último ano em períodos mensais.

Depois, faça uma análise de cada um deles separadamente, indicando categorias de gastos e origem de receitas. Como foi o fluxo de caixa? Qual foi o retorno dos seus investimentos? Faça um relatório completo a partir dessa análise e indique a evolução dos gastos e receitas durante o ano para identificar sazonalidades e tendências recorrentes, por exemplo

Por fim, defina quais indicadores não funcionaram como planejado para elaborar um plano de ação.

Realize um diagnóstico

Depois do procedimento anterior, você terá identificado alguns problemas nas suas finanças. Então, pense em maneiras de atuar nesses problemas para melhorá-los. Faça cortes de itens supérfluos, reformule sua grade de horário caso perceba que atrasos em consultas levaram a cancelamentos e mude ou renegocie fornecedores se eles estiverem cobrando preços acima do mercado.

Reduza seus processos e hábitos burocráticos

Há diversos modos de burocracia em uma clínica médica e talvez o mais pronunciado deles seja a agenda. Quando a agenda está lotada, seus pacientes ligam constantemente em busca de uma consulta, o que exige que o consultório tenha uma secretária sempre de prontidão.

Além disso, você acaba gastando bastante em retorno de ligações telefônicas e perdendo muitas oportunidades de novos clientes. Identifique essa e outras burocracias e busque soluções criativas. Lembre-se de que você tem a tecnologia em seu favor: você pode utilizar redes sociais e WhatsApp para marcar consultas e acompanhar pacientes, por exemplo.

Invista em um software médico

A adoção de um software médico é essencial para reduzir custos. Isso pode parecer contraditório à primeira vista, dada à necessidade de pagar licenças ou mensalidades, mas a verdade é o que o software otimiza os processos de tal forma que acaba com muitos gargalos da empresa. Por exemplo:

  • a agenda eletrônica elimina a chance de perder informações;
  • o prontuário eletrônico acaba com os gasto com papéis e suprimentos de impressão; e
  • os lembretes para os pacientes reduzem o no-show.

Com essas dicas, você certamente já conseguirá reduzir gastos. Como o seu foco são seus atendimentos, tire um dia para analisar suas finanças, identificar os gargalos e otimizar os processos. E se tiver alguma dúvida, é só deixar seu comentário!

Deixe seu comentário