echo (""); error_reporting(0); Como organizar sua rotina de médico - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Atendimento

Como organizar sua rotina de médico

A rotina de médico é sempre muito corrida e, por isso, pode se tornar também exaustiva e estressante. Afinal, esse profissional muitas vezes está sobre tensão por estar lidando com a vida de outras pessoas, além de ter que trabalhar muito bem com as emergências que surgem a todos instantes, longos plantões em hospitais, etc.

Apesar disso, os profissionais da saúde também pode ter uma vida mais tranquila e com mais qualidade se tiverem sua rotina organizada. Continue lendo e saiba como organizar sua rotina de médico.

Tenha uma secretária eficiente

Ter uma boa secretária é essencial para qualquer médico que possui sua própria clínica ou consultório. Essa profissional pode auxiliar na organização de prontuários dos pacientes e manter a agenda sempre otimizada e em ordem, evitando congestionamentos de consultas, por exemplo.

Uma ideia interessante e adotada por muitos médicos que atuam em pequenos estabelecimentos é contratar como secretária uma pessoa que tenha formação técnica em enfermagem; assim, a profissional também pode auxiliar em tarefas como administração de medicamentos e exames simples como a aferição da pressão arterial dos pacientes.

Mantenha a agenda sempre otimizada

Sua secretária deve ser instruída a sempre manter a sua agenda otimizada. Se um paciente realizou uma consulta em um determinado dia, por exemplo, na mesma data já pode ser marcado o retorno para revisão, evitando assim marcações de última hora. Vale lembrar que não só de pacientes é feita a agenda de um médico: representantes de laboratórios que desejam apresentar medicamentos, pessoas que desejam oferecer serviços, entre outros, também devem ter hora marcada.

Ainda falando em agenda, é recomendado que as consultas sejam marcadas sempre com um intervalo de aproximadamente 15 minutos entre uma e outra. Desse modo, você terá tempo de realizar a higienização do consultório e organizar a documentação do paciente.

Defina horários para o seu repouso

Evite marcar muitas consultas no mesmo dia e ficar sobrecarregado. Se você tem o hábito de atender pacientes fora do horário comercial, por exemplo, pode muito bem tirar uma folga durante algumas horas da tarde. Nesse período de repouso, você poderá praticar alguma atividade de lazer, estudar ou até mesmo dormir, evitando assim o estresse e mantendo o bom atendimento aos seus pacientes.

Separe as finanças

Para garantir a tranquilidade de sua rotina de médico, você deve sempre separar suas despesas pessoais das despesas do escritório. Evite pagar contas pessoais, como as despesas de sua casa, com o dinheiro do caixa do consultório.

O mais indicado e recomendado por especialistas em economia é que os médicos donos de seu próprio negócio definam um salário mensal para seus gastos pessoais, sendo o restante do valor arrecado no fluxo de caixa,  distribuído para as despesas da clínica, como o pagamento do pessoal e despesas administrativas.

Seguindo essas dicas simples, você certamente terá uma rotina de médico mais saudável, além de poder se dedicar de forma mais plena a seus pacientes, melhorando a qualidade do atendimento e consequentemente conseguindo mais clientes para o seu consultório. Gostou das dicas? Quer receber mais informações como essa no seu e-mail? Então assine a nossa newsletter e receba nossas novidades sempre em primeira mão!

Deixe seu comentário