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Marketing

Como usar Inbound Marketing para fidelizar pacientes

Fazer marketing para clínicas médicas exige muito cuidado. Devido à natureza desse tipo de negócio, muitas estratégias acabam sendo mais difíceis de executar. Felizmente, o marketing digital veio com tudo para mudar essa realidade: ele permite uma segmentação mais específica, agilidade na mensuração de resultados, conhecimento melhor de público, além de apresentar uma quantidade significantemente maior de opções de ações de marketing para ampliar o alcance do seu negócio.

Uma das estratégias que tem tido o que falar é o inbound marketing. Continue lendo o post de hoje e descubra como ele pode te ajudar!

O que é inbound marketing?

Trata-se de é uma estratégia de marketing voltada para a educação e fidelização dos clientes a partir de conteúdo gerado pela empresa e compartilhado em diversos canais de comunicação, como blogs e fóruns.

Apesar de buscar a venda e o aumento dos números das empresas, essa estratégia acaba sendo menos invasiva que as tradicionais, principalmente porque o cliente entra em contato com o conteúdo de forma voluntária. A empresa que investe em inbound marketing não tenta comercializar um produto ou serviço logo de cara: ela começa apenas educando o leitor sobre seu problema, para que ele suas próprias conclusões sobre qual é a melhor solução para ele.

Como o inbound marketing pode fidelizar pacientes em uma clínica médica?

A dificuldade das clínicas médicas é a fidelização de clientes. Por não ser sempre um serviço recorrente, muitos clientes acabam buscando outras indicações para dar continuidade em exames de rotina e consultas de prevenção. Por isso, investir em estratégias de fidelização é fundamental.

Educando o cliente para fidelizá-lo

O inbound marketing ajudará na educação dos seus clientes para fidelização. Um passo interessante a respeito dessa estratégia é manter uma rotina de conteúdos pós-venda — isso é, apesar de já ter convertido aquela pessoa em cliente, continuar fornecendo conteúdo interessante e educativo para que ela continue se atualizando a respeito da saúde.

Vamos supor que você é um ginecologista com uma lista de pacientes que fazem exames de prevenção todos os anos. Uma solução é criar conteúdos sobre a importância de manter a rotina, dicas diárias de alimentação que podem garantir o bom funcionamento do organismo, falar sobre cuidados e prevenção de infecção urinária etc.

Se você trabalhar como dentista em um consultório odontológico, isso pode ser feito com dicas diárias de cuidados bucais, alimentos que auxiliam na saúde dental, rotina de cuidados, como cuidar de doenças como gengivite etc.

Todos esses assuntos são de interesse desse público. Continuar nutrindo seus clientes com conteúdo é apenas uma forma simples de mostrar que você se importa com a saúde deles — e é essa sensação de pertencimento que os clientes têm buscado no mercado.

Conhecendo o seu cliente para elaborar ações mais específicas

O inbound marketing permite — e exige — que a empresa conheça cada vez mais seus clientes para garantir que todas as ações, sejam de marketing ou potencialização do serviço oferecido, sejam realmente efetivas. Para isso, nessa estratégia é fundamental fazer o estudo de personas, durante o qual você aprofunda cada vez mais seu conhecimento a respeito do público.

Nesse momento, é necessário levantar informações como características pessoais de todos os perfis de clientes do seu negócio, quais são seus objetivos de vida, quais são os desafios que impedem que esses objetivos sejam alcançados, quais são suas objeções mais frequentes etc.

Tudo isso, principalmente os desafios e objetivos, servirá de base para a criação de conteúdo relevante para os clientes, aproximando-os cada vez mais da sua empresa.

Os clientes têm exigido do mercado cada vez mais informação. Isso é apenas um reflexo de uma mudança de perspectiva: pouco tempo atrás ainda trabalhava-se para que os consumidores se adequassem ao que o mercado tem para oferecer; hoje, o mercado está aprendendo, aos poucos, que a adaptação tem que vir das empresas, e não dos clientes. E o mesmo vale para consultórios médicos!

Como vem sendo feito o marketing na sua clínica médica? Quer saber mais sobre como implementar o inbound marketing? Não deixe de comentar!

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