echo (""); error_reporting(0); 5 dicas para melhorar o ambiente de um consultório médico - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
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5 dicas para melhorar o ambiente de um consultório médico

Gestão de clínicas populares: saiba como fazer!

O ambiente de um consultório médico pode ser um fator decisivo para que o paciente escolha a realização de uma consulta ou de um procedimento. Por isso, investir em melhorias nas salas de atendimento, na sala de espera e na recepção é essencial para as clínicas médicas.

Para te ajudar a resolver essa questão, elencamos 5 dicas para melhorar o ambiente do seu consultório médico. Não deixe de conferir e aperfeiçoar cada vez mais o seu negócio!

1. Tenha uma recepção agradável

Humanize o atendimento na sua clínica. É essencial garantir um ambiente harmônico em todos os espaços disponíveis no consultório. Invista no treinamento dos seus profissionais — recepcionistas, técnicos em enfermagem, secretárias e demais colaboradores que tenham contato inicial com o paciente.

Além disso, é essencial que a recepção seja um lugar agradável, limpo e organizado, evitando-se longas filas para atendimento ou agendamento de uma consulta.

2. Invista no design e na decoração

Quem não gosta em estar em um ambiente bonito? É por isso que investir no design e na decoração do consultório médico pode ser uma boa opção para melhorar o atendimento aos pacientes.

Você não precisa gastar muito dinheiro em móveis luxuosos. Mantenha sempre acomodações confortáveis, paredes pintadas com cores que acalmam e valorize os pequenos detalhes — como um quadro decorativo na parede, por exemplo.

Atente-se à iluminação, que deve ser de boa qualidade, evite luzes muito claras, que incomodam os pacientes, e luzes muito fracas, que geram sonolência.

3. Ofereça opções de entretenimento

Ninguém gosta de ficar muito tempo em uma sala de espera, mas todos sabem que imprevistos acontecem, e por mais organizada que seja sua clínica, uma hora ou outra isso vai acontecer. Para casos assim, ofereça opções de entretenimento para quem espera.

Disponibilize revistas e jornais do dia para leitura. Ofereça sinal de internet Wi-Fi, televisão ou rádio com músicas calmas.

4. Realize pesquisas de satisfação

Por mais que você se esforce para manter tudo sempre muito bem organizado e receba os pacientes da melhor maneira possível, sempre existe algum detalhe que você acaba deixando passar. Afinal, é humanamente impossível estar a par de tudo o que acontece.

Faça uma pesquisa de satisfação com seus pacientes, para que eles apontem problemas ou façam sugestões. Peça dicas na disposição do consultório e na decoração, além de feedbacks em relação ao atendimento dos profissionais e ao desenvolvimento de procedimentos. A análise da pesquisa contribuirá para melhorias no seu consultório.

5. Invista em tecnologia

Invista em tecnologia por meio da contratação de um software de gestão. Dessa forma, os procedimentos podem ser realizados de forma mais efetiva na sua clínica. Um sistema de gestão facilita a marcação, a confirmação e o reagendamento de consultas, e consegue evitar possíveis transtornos.

Com um software de gestão, os profissionais terão mais tempo para se dedicar ao atendimento dos pacientes, o que, consequentemente, melhora o desempenho da equipe. A realização de tarefas será mais estratégica e menos operacional.

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