fbpx
Gestão

Como e porque organizar a mesa do consultório médico

mesa do consultório

Sabemos que a rotina de um profissional da área da saúde costuma ser muito corrida. Tarefas como atender pessoas, organizar dados e elaborar uma infinidade de documentos fazem com que muitos médicos sequer tenham tempo para organizar o ambiente de trabalho. O problema disso é que as salas privadas desses profissionais também acabam sendo frequentadas pelos pacientes, logo, a mesa do consultório acaba se tornando um segundo cartão de visita.

Para evitar más impressões do público, é fundamental organizar a mesa do consultório médico com uma certa frequência. Veja abaixo como fazê-lo!

Por que organizar a mesa do consultório médico?

Assim como ocorre na avaliação de qualquer serviço, seus pacientes vão observar com cuidado a composição do seu consultório. Aspectos como decoração, limpeza e qualidade dos móveis e acabamentos são itens bastante valorizados por quem frequenta um estabelecimento, ainda mais quando esse é destinado ao cuidado com a saúde.

Hoje, é essencial que os médicos dediquem cuidado extra com a sala de consulta, esta comumente atendida por um conjunto de mesa e cadeiras. Note que a mesa de uma clínica é um móvel simples e que ao mesmo tempo possui inúmeras funções, como oferecer a primeira impressão do paciente sobre a qualidade do serviço prestado.

Sabendo disso, trabalhe para manter tudo sempre organizado e livre-se de itens que não agregam nada à sua mesa de consulta. Mais do que um visual interessante e harmônico para os pacientes, ter esse cuidado com o próprio espaço de trabalho é uma maneira eficiente de manter o foco e a produtividade diária.

Como organizar sua mesa?

Embora possua características mais funcionais para a guarda de documentos e equipamentos, sua mesa de trabalho também deve manter uma boa aparência. Para ajudá-lo, listamos abaixo alguns cuidados para que você deixe esse espaço sempre agradável ao olhar dos visitantes:

1. Descarte itens inutilizados

Não hesite em jogar fora qualquer elemento sem utilidade. Pequenas notas e rascunhos de papel devem ir direto para o lixo, já que, quando acumulados na mesa, aparentam bagunça e desleixo. Para anotar, considere manter somente um bloco sobre a mesa e um par de canetas em um organizador.

Se quiser economizar mais espaço, considere a digitalização de dados e planilhas e faça todo o controle direto do computador. Assim, você concentra o máximo de informações em uma única ferramenta e mantém a mesa livre da poluição visual.

Separe um ou dois dias da semana para limpar e organizar a sua mesa de trabalho, isso ajuda a manter a mesa sempre organizada e sem materiais desnecessários.

2. Mantenha a superfície limpa

Independentemente do material contido na sua mesa, é importante que esse seja higienizado todos os dias. Isso porque, com o passar do tempo, a superfície lisa acumula poeira e partículas que prejudicam o aspecto do móvel.

A tarefa é tão simples que pode ser feita apenas com uma flanela seca e macia. Se quiser potencializar a higienização, finalize aplicando uma solução com água e álcool sobre a mesa.

3. Selecione os arranjos

A etapa da seleção dos objetos que ficarão sobre a mesa é determinante para um bom resultado estético. Nesse momento, procure evitar o excesso e comece com o que é essencial para o seu trabalho. Por exemplo: disponha sobre a mesa o computador, tablet ou notebook e depois complemente com outros itens que achar importante.

Depois, decida se é mais interessante manter um arranjo de flores, um modelo anatômico ou um quadro com foto — só não vale todos juntos, certo? Quanto mais limpa for a composição da sua mesa, mais fácil será agradar o gosto de cada paciente, até porque a atenção deve estar centrada no médico – paciente, e não nos objetos de decoração.

Além dos passos aplicados em um móvel existente, você também pode considerar a aquisição de uma nova mesa para organizar sua área de trabalho. Pense que a mudança deve oferecer o máximo de praticidade e conforto durante a rotina no consultório. Para isso, procure um modelo que contenha gavetas e compartimentos suficientes para armazenar seus pertences e deixar o ambiente apresentável aos pacientes.

4. Organize os papéis e os materiais de apoio

Em um consultório médico é constante a manipulação de papéis, visto que eles são utilizados como receitas, prontuários, pedidos de exames, encaminhamentos, cartões de visita, entre outros.

Com a opção de tantos papéis dispostos na mesa é muito comum que isso dê um aspecto de desorganização ao ambiente. Uma sugestão é separar todos eles em pastas separadas, identificadas com nome ou assuntos, como uma pasta que tenha somente exames de sangue, organizados em ordem alfabética pelo nome dos pacientes, e assim por diante.

Tome cuidado para deixá-las em um local de fácil e rápido acesso, uma dica é ter no consultório um armário com divisórias, destinado somente a guarda de papéis, documentos e materiais de apoio. Ao organizá-los dessa maneira, fica muito mais fácil a localização deles e também não demanda muito tempo, uma vez que todos eles estarão no mesmo local.

Também é importante que o médico deixe todos os papéis que precisará antes do paciente entrar na sala de consulta. Assim, você não vai perder tempo procurando receituários e, além disso, não passará uma impressão de desorganização.

5. Dê atenção à iluminação do local

Um local bem iluminado nos dá uma sensação muito melhor do que um que apresenta uma deficiente. Por esse motivo, na hora de montar um consultório médico tome muito cuidado com as luzes do local, pense que o seu consultório é como um cartão de visitas, e o paciente tem que se sentir bem nele.

Quanto à iluminação do consultório e da sala de atendimento, deve-se atentar para dois fatores: a boa visibilidade que a iluminação oferece ao profissional e o conforto para o paciente. Em consultórios da área da saúde, o mais indicado é o uso de luzes mais intensas, neutras ou frias, uma vez que esse tipo de iluminação transmite uma sensação de limpeza e conforto.

6. Faço uso da tecnologia

A tecnologia avança cada vez mais, e por esse motivo ela se tornou uma das aliadas dos consultórios médicos. Uma mesa repleta de calendários, agendas, prontuários, cartões de visita, exames, além de dar uma má impressão, está cada vez mais em queda, isso porque, atualmente, há no mercado uma grande oferta de softwares especializados nos processos de agendamento de consultas, prontuários médicos, fichas de pacientes, entre outros.

O que implica em uma maior organização, além de não apresentar o perigo da perda de documentos, principalmente se o software trabalha com o armazenamento em nuvem, o que acaba unindo, organização com segurança.

7.  Organize as gavetas e os itens de papelaria

Na hora de escolher quais móveis vão compor a sala de consulta, opte por escolher uma mesa que contenha gavetas. Elas servem para que sejam guardados materiais mais pequenos, como, calculadoras, carimbos, post-its, clipes, tesouras.

Opte por utilizar as gavetas para guardar os materiais de papelaria, porém atente-se para não guardá-los de maneira desorganizada. Nas gavetas você também guardará pequenos lanches para a hora do intervalo, como barras de cereais, pequenos potes, entre outros.

Quanto aos itens de papelaria indispensáveis, como as canetas, lápis, clipes e borrachas, guarde-os em utensílios próprios para isso, como os porta-canetas. Ao utilizar um material que está nesse objeto, lembre-se de colocá-lo no lugar, para não deixar a mesa desorganizada.

8. Selecione o uso de equipamentos eletrônicos

Na mesa de trabalho dispense o uso de muitos equipamentos, utilize somente o necessário como, o computador ou notebook, um mouse, e se preferir uma pequena caixa de som, se necessário.

Materiais como câmeras fotográficas devem ficar acomodados nas gavetas. O mesmo vale para os cabos como fones de ouvido, carregadores, cabos USB, entre outros, que devem ficar dentro das gavetas, e não sobre a mesa.

Agora que você já sabe a importância de organizar a mesa do consultório médico, basta ter cuidado para que as práticas destinadas à manutenção desse espaço sejam sempre seguidas.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este post nas redes sociais e lembre-se sempre de manter a sua mesa do consultório bem organizada.

Deixe seu comentário