echo (""); error_reporting(0); Como programar o som ambiente do consultório - Nortesys Clinic - Soluções para Clínicas e consultórios
Atendimento

Como programar o som ambiente do consultório

A sala de espera de um consultório médico deve ser um ambiente que proporciona tranquilidade e distração aos pacientes que ali aguardam. Isso porque, na maioria das vezes, é local onde se encontram pessoas ansiosas, angustiadas, acometidas de algum mal-estar ou enfermidade.

Por isso, para tornar essa atmosfera mais harmoniosa, mais leve e agradável, deixando os pacientes à vontade, o ideal é investir em um som ambiente no consultório, com músicas cuidadosamente escolhidas para oferecer satisfação enquanto eles esperam pela consulta, procedimento ou por um diagnóstico.

E é exatamente por essa razão que preparamos algumas dicas de como programar o som ambiente do consultório médico. Acompanhe!

Estilo musical do som ambiente do consultório

É imprescindível que a clínica ou consultório médico selecione o estilo musical adequado. Ouvir música de qualidade oferece uma boa dose de ânimo, inspiração e bom humor, melhorando facilitando as relações no dia a dia.

Existem pesquisas que indicam que o fato de ouvir música relaxante faz com que o corpo promova a liberação de endorfinas e imunoglobulinas. Dito isso, é bom ter em mente que muitas pessoas se sentem mais relaxadas quando escutam músicas que possuem um ritmo lento e estável, com volume reduzido e timbre suave.

Como sugestão, ao programar o som ambiente do consultório você pode optar por músicas clássicas, calmas, e harmoniosas

Repertório musical

Algumas pessoas têm predileção por certos estilos musicais, quer dizer, nem todos são ecléticos, capazes de apreciar diferentes ritmos e instrumentos. Sabendo disso, procure não focar exclusivamente em um artista, estilo ou ritmo, mas varie o máximo possível as opções de músicas.

Isso tende a diminuir a rejeição dos ouvintes e contribuir para agradar diferentes estilos de pacientes. Contudo, ainda que a orientação seja variar o repertório musical do consultório médico, deve-se atentar para que não seja nada muito agitado, assim como reza a primeira dica.

Reprodução de sons da natureza

É bem provável que imitar os sons presentes na natureza seja o repertório de músicas mais adequado e certeiro para consultórios, afinal, é pouco provável que alguém se sinta desconfortável com esse tipo de sonoridade.

Seja o som da chuva caindo e escorrendo por entre as pedras, os ecos existentes da floresta, pássaros cantarolando, som de uma cascata a fluir, enfim, todos esses exemplos são excelentes opções para se reproduzir no ambiente do consultório.

Os sons puramente instrumentais e aqueles usados para meditação também se mostram bastante apropriados para acalmar o corpo e mente do paciente para a consulta.

Softwares de sonorização

Existe também a opção de criar uma playlist com o aplicativo Spotify. No software é possível escolher as músicas que proporcionam relaxamento, animação e tranquilidade aos que lá aguardam.

De todo modo, note que não é necessário um grande investimento, ou uma grande mudança na estrutura do lugar, apenas a alocação de caixas de som e a observância de alguns detalhes. Isso é mais do que suficiente para que se possa oferecer um ambiente mais agradável aos pacientes.

Aprendeu como programar o som ambiente do consultório? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Deixe seu comentário