Um atendimento médico de qualidade pode garantir o sucesso de um consultório ou clínica. O paciente satisfeito irá te indicar para familiares e amigos e render novas consultas. Se forem bem sucedidas, essas consultas poderão trazer mais pacientes, e assim sucessivamente. Mas é preciso estar atento: a exigência por atendimentos de qualidade tem aumentado constantemente. Por isso, construir uma boa reputação é fundamental para o sucesso profissional de um médico.
Mas como usar o bom atendimento a seu favor para garantir um bom boca a boca? É isso o que você verá no post de hoje.
Qual é a importância de um atendimento médico de qualidade?
A relação do médico com o paciente envolve responsabilidade e confiança e, como qualquer relação humana, não está livre de complicações. O profissional precisa ter consciência do papel que desempenha para o paciente. Por isso, é importante que o atendimento seja de qualidade.
Como já mencionamos, um paciente satisfeito irá indicar sua clínica ou consultório para amigos, te trazendo mais oportunidades de trabalho. Por outro lado, um paciente descontente com o atendimento médico pode trazer sérios prejuízos, não só deixando de se consultar com você como fazendo críticas negativas sobre o seu trabalho. Assim, não meça esforços para fazer um diagnóstico de qualidade e não deixe nenhuma dúvida pendente. A recompensa virá com o seu esforço!
Como encantar o paciente durante o atendimento médico?
Entenda que a comunicação é a base da confiança
Para um médico, não basta deter o conhecimento: é preciso saber se comunicar. Além de ser um profissional qualificado e competente, você precisa mostrar ao seu paciente que ele pode confiar em seu diagnóstico. É necessário mostrar segurança sobre o que está falando.
Assim, tente evitar termos técnicos que não serão compreendidos e, quando utilizá-los faça, uma analogia para não deixar nenhuma dúvida. Esteja sempre disposto a explicar qualquer questionamento e seja transparente. Isso fará com que o seu paciente confie no seu atendimento.
Dê total atenção ao paciente
Esse aspecto está intimamente relacionado a um atendimento de qualidade. Não deixe que seu paciente se sinta insatisfeito com a consulta devido à falta de atenção e não demonstre nervosismo ou irritação com os questionamentos e reclamações. O seu paciente precisa perceber que você se preocupa com o problema dele e que não irá medir esforços para solucioná-lo.
Utilize a tecnologia como aliada
A tecnologia está avançando e se modernizando constantemente, inclusive na área da saúde, e deve ser utilizada ao seu favor. Ao examinar um paciente com equipamentos de última geração, você estará mostrando que se importa com a precisão do diagnóstico e utiliza toda a tecnologia disponível para isso. Assim, você passará credibilidade e confiança a ele. Além disso, em muitos casos explicar os resultados por meio desses aparelhos é mais fácil, devido à alta qualidade.
Entendeu qual é a importância de um bom atendimento médico? Apesar de todos os meios de comunicação disponíveis, o boca a boca ainda é a forma de marketing mais produtiva, pois é gratuita e passa bastante confiança. Por isso, não deixe de investir no seu relacionamento com o paciente!
Gostou das nossas dicas de como realizar um atendimento médico que satisfaça os pacientes? Já passou por alguma experiência desse tipo? Então compartilhe com a gente aqui nos comentários!