As preocupações de um gestor de uma clínica médica são diversas e vão desde despesas com coisas simples, como copos descartáveis, até questões mais importantes, como o pagamento dos colaboradores, por exemplo.
O problema é que, muitas vezes, alguns gastos, principalmente os mais simples, acabam ficando de fora no fechamento mensal, fazendo com que os resultados apresentados não sejam reais.
No post de hoje, te ajudaremos a calcular o retorno mensal da sua clínica médica. Confira!
Receitas
Toda o ganho obtido no mês é caracterizada como receita.
As receitas devem ser calculadas com base nos recebimentos decorrentes dos serviços prestados. No caso de uma clínica médica isso pode incluir consultas, exames e fisioterapia, por exemplo.
Despesas
As despesas podem ser consideradas como todo o gasto que é necessário para que a clínica possa prestar seus serviços. Elas estão relacionadas diretamente aos gastos administrativos e comerciais.
As despesas fixas são aquelas que não variam de acordo com a carga de trabalho: salários dos colaboradores, material de escritório, material auxiliar (como os copos descartáveis), marketing, entre outras coisas.
Já as despesas variáveis são as que podem aumentar, ou diminuir, de acordo com a demanda de trabalho, como impostos e comissões.
Custos
Os custos são os gastos que a clínica possui para conseguir manter as suas atividades. Nesse caso, podemos citar como exemplo a depreciação das máquinas e equipamentos, materiais de conservação e limpeza do escritório, energia elétrica, etc.
Impostos e outras deduções
Nessa categoria, entram os impostos que a clínica deve recolher, como o ISS, o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Como calcular o retorno mensal?
Para saber exatamente qual é o retorno mensal líquido da sua clínica, você deve considerar todas as receitas, as despesas, os custos, os impostos e as outras deduções. Para que o entendimento fique mais claro, vamos demonstrar abaixo como o cálculo pode ser realizado:
Receitas
(-) Deduções e Impostos
(=) Receita Líquida
(-) Custos
(=) Lucro Bruto
(-) Despesas
(=) Resultado antes do IRPJ e CSLL
(-) IRPJ e CSLL
(=) Resultado líquido
Esse é o que se chama de Demonstrativo de Resultados na contabilidade de uma empresa. É através dele que é possível saber se a empresa está operando com lucro ou prejuízo. Mas, para que o resultado seja assertivo e apresente a realidade da clínica, é necessário incluir todos os custos e despesas gerados no exercício das atividades — até mesmo aquelas compras simples, que muitas vezes deixam de entrar no cálculo.
Para calcular o retorno mensal que a clínica oferece é extremamente necessário saber exatamente quais são todos os gastos e controlá-los, de forma a incluir cada uma das contas corretamente no detalhamento mensal. Para que o controle seja feito de forma eficiente e confiável, o ideal é poder contar com um software de gestão que auxilia na contabilização de todas as receitas e as contas a pagar.
Ficou claro como o controle deve ser minucioso para que os resultados sejam mostrados de acordo com sua a realidade? Deixe sua opinião, experiência e dúvidas através dos comentários!