Administrar uma clínica é uma tarefa que demanda muita dedicação. Otimizar os gastos, controlar o caixa, monitorar compras e almoxarifado, melhorar o atendimento, fiscalizar funcionários, solucionar problemas como alto número de faltosos e de desistência às consultas. Fazer tudo isso e se dedicar ao atendimento ao paciente, o que você sabe fazer melhor, acaba comprometendo a duas tarefas!
Neste post, vamos mostrar como contratar um software de gestão pode auxiliar o seu trabalho. Acompanhe!
1. Controle dos atendimentos
O software de gestão mais adequado para a sua clínica deve ser capaz de controlar os atendimentos e administrar diversos dados, fornecendo relatórios. Isso pressupõe mais agilidade, maior controle gerencial dos processos e otimização de recursos. Confira algumas ferramentas:
- Paciente só é atendido com confirmação de pagamento no sistema.
- Identificação por biometria, eliminando erro de identificação do paciente.
- Lembretes enviados por SMS e e-mail ao paciente e ao atendente.
- Controle de agenda por tipo de consulta e de convênio.
- Controle de estoque por lote, data de validade, procedimentos e consultório.
Dessa forma, o uso de um software pode otimizar todos os processos de uma clínica médica.
2. Diminuição dos erros
Ao contar com processos automatizados, as chances de cometer erros são drasticamente diminuídas. Alguns exemplos disso são a identificação dos pacientes por biometria, a busca por prontuários com base em nomes ou documentos e a associação do controle de caixa com os procedimentos executados, acabando com o transtorno de o fechamento não bater no fim do dia.
Tudo isso e muitas outras ferramentas diminuirão os erros, dando muito mais segurança na gestão da sua clínica e a todos os envolvidos no processo: você, seus profissionais e seus pacientes.
3. Emissão de relatórios
A possibilidade de emissão de relatórios de acordo com a realidade da clínica permite a melhoria dos processos em duas vertentes: auxiliando o planejamento e o controlando os resultados. É exatamente o que o gerenciamento da clínica precisa para ser mais eficaz.
Na primeira, tem-se outra forma de diminuir os erros, devido à tomada de decisões baseadas em dados gerados pelo próprio sistema, conforme as atividades da clínica, aumentando o acerto das deliberações. Na segunda, a monitorização dos processos permitirá encontrar os gargalos que geram os problemas mais comuns nos processos, evitando que estes atrapalhem o alcance das metas, como atrasos e inadimplência.
4. Mais organização
Uma clínica que delineou os seus métodos e procedimentos é capaz de diagnosticar e de resolver seus problemas em tempo hábil, diminuindo a perda de produtividade e aumentando a competência do seu corpo técnico.
O software de gestão é o seu maior aliado na organização da clínica, em todos os departamentos. Seja no controle da recepção, no tempo de atendimento, na gestão do almoxarifado ou na resolução de problemas, o software é a ferramenta que permitirá a otimização do seu tempo. Isso vai melhorar a sua performance gerencial, dando mais chances para que você se dedique a tarefas estratégicas ou de atendimento ao paciente.
Por essas razões, contratar um software de gestão é a solução gerencial que a sua clínica precisa. Quais dessas ferramentas farão maior diferença no cotidiano da clínica? Deixe um comentário!